A CPM Braxis Capgemini, parte do Grupo Capgemini, fornecedora de soluções de tecnologia da informação, acaba de receber a certificação Cisco Connected Grid, sendo certificada a comercializar todas as linhas de produtos e serviços Smart Grid.

A companhia é a primeira a receber essa habilitação no Brasil e a quarta do mundo a atender todos os critérios exigidos. O processo para adquirir a certificação começou em julho de 2011, quando as áreas de delivery, pré-venda e vendas foram treinadas e qualificadas para comercialização das ofertas. Segundo a consultoria Mckinsey, o mercado de tecnologia e aplicações para Smart Grid deverá alcançar investimentos globais de US$ 31 bilhões anualmente, até 2014. Os dados fazem parte do estudo “McKinsey on Smart Grid,” McKinsey & Company, Summer 2010.

Com esta certificação, a CPM Braxis Capgemini passa agregar mais inteligência e expertise em suas ofertas desenvolvidas para o segmento de energia. “Estamos honrados em ser a primeira empresa brasileira certificada para esse tipo de serviço. Agora pretendemos aumentar nossa atuação na área, já que a perspectiva do mercado é ter um significativo crescimento nos próximos anos”, afirma Gustavo Trevisan, diretor de Networking Solution, da CPM Braxis Capgemini.

Redes Inteligentes

Na área energética, a CPM Braxis Capgemini, sob a linha de negócios Smart Energy Services, trabalha com os serviços: Smart Metering, Smart Grid, Smart Home e Smart Analytics for Utilities. A oferta acrescenta inteligência à administração, distribuição e uso da energia elétrica para a otimização do consumo e implementação da gestão ambiental responsável. O serviço baseia-se em melhores práticas, ferramentas e metodologias de gestão desenvolvidas pelo Grupo Capgemini e em operação em vários clientes ao redor do mundo.

Segundo previsões da Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL), o Brasil começará a migração para as redes inteligentes a partir de 2016, com grandes desafios que precisam ser superados, desde a falta de conhecimento sobre o assunto até a definição dos modelos de negócios a serem seguidos.