Apesar de um período de inigualável turbulência geopolítica, muitas economias apresentam agora maiores oportunidades de crescimento para as empresas globais de energia devido às reduções no risco político e melhorias em seus ambientes legais e regulatórios. É o que mostra o Mapa de Risco Político de 2012, divulgado pela empresa de análise e mapeamento de riscos Maplecroft, em conjunto com a Prática Global de Risco Político e de Crédito Estruturado da Marsh.

O mapa mostra economias em crescimento, com um clima mais favorável ao investimento empresarial em recursos naturais. Essas economias são Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Indonésia, México, Peru, Rússia, Tailândia, Turquia e Uruguai. Há também países menos desenvolvidos e com riscos mais elevados, como República Democrática do Congo, Mongólia e Mianmar, que mostram evidências de melhorias nos ambientes de negócios legais e regulatórios, oferecendo oportunidades de investimentos interessantes para as empresas de energia.

Mapa de risco politico 2012
Mapa de Risco Político 2012

O Mapa de Risco Político de 2012, que faz parte do Atlas de Riscos Políticos de 2012 da Maplecroft, também vem acompanhado por um gráfico desenvolvido pela Maplecroft para destacar centros de instabilidade emergente devido a limitações nas liberdades políticas, combinadas com alguns ganhos sociais em saúde e educação.

De acordo com o gráfico, os países que apresentam um risco potencial de mudança de regime se reformas políticas não forem conduzidas incluem: Belarus, Cuba, Tadjiquistão, Uzbequistão, Venezuela e Vietnã. Essas economias são ricas em recursos naturais, de modo que quaisquer investimentos em petróleo e gás requerem um planejamento cuidadoso e monitoramento constante.