A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) oferece em seu website dois novos produtos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) voltados a aplicações que dependem de sinais de geoposicionamento de alta fidelidade, como agricultura de precisão, operações de resgate, construção civil, perfurações e atividades científicas.

Desenvolvidos como parte do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do Inpe, o TecMap e o Mapa de Cintilação da Ionosfera fornecem dados importantes para avaliar fenômenos que podem interferir em sistemas de localização e de telecomunicações, por exemplo.

Medidas de TEC, sigla em inglês para “conteúdo eletrônico total”, são fornecidas pelo TecMap, que elabora estimativas do atraso de sinais de aplicações GNSS de frequências simples e dupla. As medidas são mostradas em diferentes tonalidades no TecMap, que também fornece uma animação da variação do TEC a cada 10 minutos. Resultado de colaboração com a Universidade de Nagoya, a Universidade de Kyoto, o NICT-Japão e o IBGE-Brasil, o TecMap pode ser visto seguindo-se os links “Ionospheric”, “Total Electron Content” e “Tec Brazil”.

Já o Mapa de Cintilação da Ionosfera mostra a localização e os valores de índice S4 medidos pelos receptores da rede LISN, em tempo quase real. Uma animação exibe a variação da cintilação da ionosfera na noite do dia anterior, representada pelo índice S4, que afeta sistemas de telecomunicações e a disponibilidade do sinal GNSS. O Mapa de Cintilação pode ser visto seguindo-se os links “Ionospheric”, “Ionospheric Irregularities” e “Brazil Ionospheric Scintillation Map”.

Mapa de Cintilação_Inpe
Mapa de Cintilação da Ionosfera do Inpe

Fonte: Agência FAPESP