Na terça-feira (13/3), dados sobre o uso das áreas desmatadas no Mato Grosso foram apresentados em Cuiabá pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que em parceria realizam o projeto TerraClass.

Os dados do TerraClass são resultado da análise das informações sobre o desflorestamento ocorrido até 2008 que constam no inventário do Prodes, sistema do Inpe que mapeia anualmente o desmate na Amazônia Legal com base em imagens de satélites. Para mostrar o que foi feito com os 720 mil quilômetros quadrados de florestas já derrubados, o TerraClass classificou o uso das áreas desmatadas do bioma.

Foram gerados mapas para cada um dos nove estados da região, considerando as seguintes classes temáticas: Agricultura, Pasto Limpo, Pasto Sujo, Pasto com Solo Exposto, Regeneração com Pasto, Vegetação Secundária, Mosaico de Ocupações, Mineração e Área Urbana.

Depois de lançado em Brasília em setembro do ano passado, o TerraClass foi apresentado no estado do Pará e agora acontece o mesmo em relação a Mato Grosso. Todos os dados do mapeamento, assim como o sumário executivo do projeto, estão disponíveis no site do Inpe.

Com informações da Ascom do Inpe