Doação OpenStreetMapA Esri anunciou recentemente que fez uma doação monetária para a Fundação OpenStreetMap (OSM), uma iniciativa que se esforça para criar e fornecer gratuitamente dados geográficos e mapas de ruas para uso em todo o mundo. Segundo o presidente da Esri, Jack Dangermond, o auxílio afirma o compromisso da companhia em tornar conteúdo cartográfico acessível a todos.

“Publicar dados como serviços de mapas é uma das formas mais valiosas para se comunicar e colaborar uns com os outros”, disse Dangermond. “Mapas permitem uma compreensão imediata de padrões e relacionamentos. A Fundação OSM e seus voluntários fizeram os dados geográficos disponíveis em áreas do mundo onde faltam a compreensão de problemas complexos. Estamos felizes em apoiar estes esforços.”

“Estamos emocionados em receber este apoio da Esri, e não apenas a doação, mas a integração dentro de suas ferramentas”, afirmou Steve Coast, fundador do projeto OpenStreetMap. Dados OSM formam uma das bases cartográficas utilizadas no ArcGIS Online, um sistema  colaborativo de mapas, aplicativos, dados e outras informações geográficas, baseado nas nuvens. O mapa base do OSM está disponível para uso em qualquer ambiente Esri, incluindo desktops, notebooks, e através da web.

Usuários Esri podem se tornar membros ativos da comunidade OSM, usando o ArcGIS Editor para OpenStreetMap. O editor é um aplicativo livre no ArcGIS Desktop, e proporciona a capacidade de transferir dados OSM, fazer alterações no conjunto de dados e devolver essas contribuições para o OpenStreetMap.