Na próxima sexta-feira (23/3) acontecerá um workshop, promovido pelo Projeto ENCORE, sobre as perspectivas e aplicações do sistema de navegação por satélites Galileo para gestão de terras. O evento presencial acontece no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Presidente Prudente, a partir das 9h. Além disso, o MundoGEO, líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de geotecnologia na América Latina, transmitirá o workshop, ao vivo, via webinar com inscrições gratuitas.

Webinar_Projeto EncoreO ENCORE é um projeto no âmbito do 7º Quadro de Investigação e Desenvolvimento da Comissão Europeia, e tem como objetivo desenvolver uma aplicação de alta precisão e baixo custo para gestão de terras, beneficiando-se das novas características do sinal Galileo e levando em consideração as necessidades brasileiras em termos de georreferenciamento de propriedades rurais. Com o ENCORE, foram analisadas as observáveis do código de alta precisão do Galileo, ao utilizar a modulação AltBOC do sinal E5 e do CBOC sinal E1, podendo ser uma alternativa às observáveis da fase da portadora típica dos sinais GPS.

O evento “Galileo para Aplicações de Gestão de Terras – Resultados e Perspectivas do Projeto ENCORE” é organizado pelo consórcio do projeto ENCORE e será em português. Ademais, o workshop prioriza a divulgação de resultados do projeto para a comunidade local, com ênfase em institutos e universidades, assim como os potenciais usuários finais.  Visa  também  demonstrar o potencial do  istema Galileo para aplicações de levantamento topográfico e identificar os aspectos-chave para a adoção no terreno de receptores Galileo baseados no ENCORE.

Veja a programação:

> 9h: Recepção de participantes
> 9h15: Abertura e boas vindas, Marcelo Messias (FCT/UNESP)
> 9h30: Cooperação Brasil-Europa em GNSS e Aplicações Galileo de Alta Precisão*, Carmen Aguilera Rios (European GNSS Agency), Michael Mastier (Comissão Europeia – DG Entreprise and Industry)
> 10h: Principais resultados e perspectivas do projeto ENCORE, Pedro Freire da Silva (DEIMOS Engenharia), Paulo Camargo (UNESP)
> 11h30: Intervalo
> 11h45: Georreferenciamento de imóveis rurais: situação atual e perspectivas, Marcelo Cunha (Incra)
> 12h30m: Conclusões/Perguntas & Repostas

*Apresentação em espanhol

Serviço

Webinar: Galileo para Aplicações de Gestão de Terras – Resultados e Perspectivas do Projeto ENCORE
Data: 23 de março de 2012
Hora: 9h15 às 12h30 (horário de Brasília BRT UTC -3h)
Inscrições: Gratuitas. Garanta uma vaga para esta transmissão online