O Observatório Nacional (ON), instituto que realiza pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência depositou seu primeiro pedido de registro de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O objeto do pedido é um “dispositivo e método para simular a compensação de bússola náutica“, desenvolvido pelo pesquisador Cosme Ferreira da Ponte Neto, da Coordenação de Geofísica, e pelo estudante David Canabarro Savi, aluno do curso de doutorado em Geofísica no ON.

Observatório Nacional
Campus do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro

A invenção permite simular as manobras de compensação de uma bússola náutica para embarcações de médio e grande porte, e uma de suas principais vantagens é baratear e melhorar a eficiência do treinamento dos técnicos que fazem esse procedimento, normalmente realizado com navios em movimento.

Os procedimentos de apoio ao processo do pedido de patente de invenção foram realizados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-RIO), e o depósito do pedido foi feito no dia 9 de março.

Fonte: Observatório Nacional