Embrapa Monitoramento por Satélite
Embrapa Monitoramento por Satélite em Campinas (SP)

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, foi reconduzido ao cargo por mais três anos. A decisão, baseada nos resultados positivos do processo de avaliação externa, foi publicada em janeiro. A avaliação leva em conta o contexto interno e externo da Unidade, os resultados alcançados e o alinhamento das ações de gestão com o Plano Diretor da Unidade e com o Plano Diretor da Embrapa.

Entre 2009 e 2011, a Embrapa Monitoramento por Satélite registrou um aumento de mais de 150% no número de projetos de pesquisa em execução. Contando projetos financiados por fontes externas e pela Embrapa, o total passou de 8 projetos em 2009 para 23 em 2011, com destaque para a liderança em projetos envolvendo temas como georrastreabilidade, monitoramento de pastagens degradadas, balanços ambientais, sistemas de monitoramento do uso e cobertura das terras, entre outros.

O aumento no número de projetos foi acompanhado pela ampliação da rede de parceiros e colaboradores, incluindo instituições nacionais e internacionais de pesquisa, entidades governamentais e do setor privado, além de Unidades da Embrapa.

Segundo Batistella, diante dos desafios globais de elevar a produção de alimentos e minimizar os impactos ambientais, é fundamental o conhecimento sobre as relações espaciais entre fatores biofísicos e humanos, como base para um desenvolvimento sustentável. “É nesse contexto que se destaca a importância das geotecnologias e cresce a responsabilidade da Embrapa Monitoramento por Satélite em gerar conhecimentos, tecnologias e inovações”, ressalta.

Com informações da Embrapa