Infraestrutura crescimentoO Grupo EBX, do empresário Eike Batista, e a IBM anunciaram na última semana um acordo estratégico que envolve três focos principais: o investimento da IBM na SIX Automação; a criação de um centro para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas e investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) voltado principalmente para os setores de recursos naturais e infraestrutura; e o “outsourcing” para a IBM de atividades operacionais de TI do Grupo EBX.

O acordo estratégico inclui a aquisição pela IBM de 20% da SIX Automação, subsidiária da SIX Soluções Inteligentes, empresa do Grupo EBX focada na área de tecnologia. A IBM contribuirá com soluções inteligentes de indústria, provendo novos produtos, softwares e serviços que complementam a expertise da SIX Automação para os setores de petróleo e gás, mineração, construção naval, portos e outros a serem definidos.

A parceria abrange a realização de pesquisas colaborativas e o desenvolvimento conjunto de programas de pesquisa e propriedade intelectual com foco nos setores de recursos naturais e sustentabilidade. Será criado também um centro de soluções industriais conjuntas para que clientes dos quatro países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e Peru) realizem testes, provas de conceito e customizem a tecnologia para suas necessidades específicas.

Ainda como parte do acordo, a IBM ficará responsável pelas atividades operacionais de TI do Grupo EBX dentro de um programa de outsourcing no valor de aproximadamente US$1 bilhão. Este contrato tem duração de 10 anos e inclui investimentos na infraestrutura de TI do Grupo EBX, serviços de operação e suporte e o desenvolvimento de novos projetos de tecnologia.

A parceria com a IBM vai potencializar a entrada da SIX Automação no mercado de soluções tecnológicas industriais, além de viabilizar o uso de recursos de pesquisa e desenvolvimento para as empresas do Grupo. Também vai garantir ao Grupo EBX o acesso a um modelo flexível de sistemas e infraestrutura de TI, de larga escala, competitivo, com tecnologia de ponta para suportar o crescimento acelerado do Grupo, que investe US$ 15,5 bilhões entre 2011 e 2012 e gera, hoje, 20 mil postos de trabalho.

“A parceria com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo oferece ao Grupo EBX um vasto portfólio de modernas soluções tecnológicas. A IBM, por sua vez, vai ampliar sua presença em um dos mais promissores mercados do mundo, ao lado de um Grupo com expressiva atuação em setores estratégicos”, afirmou Eike Batista, presidente do Grupo EBX.

Infraestrutura e crescimento

O ritmo de crescimento e investimento em infraestrutura deve aumentar nos próximos anos, principalmente para os setores de combustíveis, transporte e energia. Estão em andamento ou sendo projetadas para até 2016, no Brasil, 12.265 grandes obras e um investimento de 1,48 trilhão de reais. As informações são da pesquisa “Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2016”, elaborada pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), que leva em consideração projetos públicos e privados.

Entre os 10 setores pesquisados, a maior parte dos recursos investidos está sendo direcionada para o segmento de combustíveis, com especial ênfase para os projetos nas áreas de óleo e gás. Este setor deve receber investimentos de 679,4 bilhões de reais. A produção, transporte, refino e comercialização de petróleo deve absorver quase 90% de todo esse investimento.

Em seguida, os maiores investimentos detectados pela pesquisa estão no setor de transporte, com projeção de investimento de 343,4 bilhões. Rodovias, portos, ferrovias e hidrovias representam 81% dos recursos aplicados. Para o setor de energia, a previsão do aporte é de181,8 bilhões, em que se incluem os grandes projetos hidrelétricos como as usinas de Belo Monte, no estado do Pará, e Santo Antônio e Jirau, em Rondônia.

Os demais investimentos estão divididos nas áreas de saneamento, habitação, indústria, hotel e resort, shopping e nas obras de infraestrutura esportiva para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. O valor de investimento apurado para estas obras esportivas é de 14 bilhões de reais.

Com relação à divisão por Estados, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo aparecem, nessa ordem, como os que estão recebendo a maior parte dos investimentos, por conta dos projetos relacionados à exploração de petróleo offshore na camada pré-sal.