Lactec adquire sensor laser aerotransportado de última geração

Durante os últimos anos a indústria de sensores laser aerotransportados tem investido no desenvolvimento de novos equipamentos que proveem uma maior densidade de pontos, maior precisão e acurácia e uma melhor relação custo benefício para diferentes aplicações.

Informe publicitário

O LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento foi um dos pioneiros na Tecnologia LiDAR no Brasil. Desde 2002, quando adquiriu o seu primeiro sistema a Laser, atua na área de Geossoluções ofertando soluções inéditas para o Mapeamento de Linhas de Transmissão, Florestas, Reservatórios e Bacias Hidrográficas.

Buscando um diferencial em tecnologia e qualidade, o LACTEC traz para o Brasil a nova geração de sistemas Laser: ALTM Pegasus. O Pegasus possui capacidade de registrar 500.000 pulsos por segundo. Será o primeiro no Brasil com o sistema Full-waveform Digitizer com 12 bits, possibilitando o registro de todos os retornos do pulso laser.

O sistema ALTM Pegasus possui as tecnologias Multiple Pulses in Air (MPiA), que consiste na emissão de um segundo pulso Laser antes do retorno do primeiro, e Multi-channel que é a composição de dois sistemas de varredura simultânea. Essas características possibilitam um ganho de até 10 vezes na produtividade se compararmos com um sensor laser convencional, uma vez que viabilizam o mapeamento em maiores alturas de voo, mantendo uma alta frequência de operação.

Esse sensor pode proporcionar também a aquisição de mais de 30 pontos por metro quadrado, dependendo das necessidades de cada aplicação. Essa densidade de pontos pode ser ainda maior se forem considerados os múltiplos retornos, a sobreposição entre faixas adjacentes e os dados extraídos da “waveform”.

O processamento da waveform é empregado para recuperar todos os retornos individuais. Isso aumenta a densidade de pontos e também a qualidade das feições mapeadas, pois permite a extração de características adicionais, não detectadas nos sistemas convencionais (que registram de um a quatro retornos). Dentre estas características adicionais podemos citar a intensidade do retorno, que provê informações acerca das propriedades de reflectância dos objetos alvo. Hoje, a intensidade do sinal é pouco utilizada, em função da impossibilidade de se calibrar este parâmetro para os sistemas convencionais, mas existe um potencial a ser explorado desta informação para classificação de feições. A modelagem da waveform permite um maior controle ao usuário final no processo de interpretação dos dados levantados. Não se tem somente uma nuvem tridimensional de pontos, mas um perfil contínuo da cena 3D, que contém informações detalhadas e adicionais acerca dos objetos alvo.

A precisão e acurácia dos dados provenientes do Pegasus também é um diferencial. Se compararmos com a geração anterior dos sensores, considerando os mesmos parâmetros de voo, temos uma ganho de até três vezes na acurácia da nuvem de pontos.

Ainda, integrado com o sensor Laser, o LACTEC utiliza uma câmera aerofotogramétrica de 60 megapixels. Dessa forma, são realizados recobrimentos simultâneos, Laser e imagens aéreas, o que provê um ganho na produtividade, redução de custos, a não variação temporal das informações adquiridas e a obtenção de produtos cartográficos atendendo às mais diversas aplicações.

O LACTEC é um instituto privado com mais de 50 anos, com reconhecimento internacional, atuando em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados.

+Info
www.lactec.org.br