• Foi lançada em fevereiro a versão 6.4.2 estável do software livre Grass, usado para gerenciamento e análise de dados geoespaciais;

• A Vivo lançou o serviço Co-Piloto Trânsito, um aplicativo para aparelhos móveis que permite ao usuário traçar rotas com informações online sobre o tráfego;

• O Google anunciou, em janeiro, o Public Alerts, um serviço que oferece informações atualizadas das condições climáticas em situações emergenciais e desastres naturais;

• A Editora HL/mais lançou o produto Mapa das Ferrovias de Passageiros, contemplando linhas de metrôs e trens urbanos e metropolitanos;

• Foi lançado em fevereiro o software para design Bricscad V12, em versão para o sistema operacional Linux;

• A Geocenter anunciou que irá lançar o software topográfico AutoGeo, preparado para atender as exigências da Lei 10.267
do Incra.


PhotoGIS

A Geo Tactical Solutions (GTS) anuncia que está nos estágios finais de desenvolvimento de um novo software para mapeamento e gerenciamento de fotos. O PhotoGIS permitirá aos usuários facilmente mapear, organizar, exportar e gerenciar imagens obtidas com câmeras digitais que tenham GPS.

+Info
www.geotacticalsolutions.com


Câmera Pentax Optio com GPS

Câmera Pentax Optio com GPSA GeoDesign Internacional está anunciando, no Brasil, a câmera Pentax Optio WG-1, com GPS integrado. O aparelho é adequado para fotografar em regiões com condições ambientais adversas e oferece vários recursos. Possui função GPS, permitindo que dados de posicionamento sejam gravados com as imagens para aplicações de geo-tagging. O equipamento é a prova d’água, de queda, contém porta HDMI e comunicação Wi-Fi.

As imagens obtidas com a câmera digital Pentax Optio WG-1 GPS são georreferenciadas e integram-se com o programa Geo Fotos Mapper, permitindo processamento dos dados para utilização em GIS, banco de dados, relatórios e outros.

+Info
www.geodesign.com.br


Juno 3B e 3D da Trimble

TrimbleA Trimble anunciou uma nova geração de aparelhos GNSS para aplicações GIS no campo. Os novos Juno 3B e 3D são aparelhos móveis otimizados para o trabalho diário no campo, como coleta de dados e inspeções. Projetado para ser um sistema integrado de posicionamento, imageamento e comunicação, a série possui duas versões disponíveis. O Juno 3D tem um GPS integrado de alta sensibilidade para posicionamento e navegação, uma câmera de 5 MP de foco automático e software Windows Mobile. O Juno 3D tem todas as características da 3B, incluindo tecnologia 3G, que permite aos usuários transferir dados mais rapidamente e estar sempre conectado.

+Info
www.trimble.com/juno


GNSS Star Fire 3040

GNSS Star Fire 3040A Alezi Teodolini está lançando no mercado brasileiro o receptor GNSS Star Fire 3040, da empresa americana Navcom, parte do grupo John Deere. O Star Fire 3040, sem auxílio de nenhum tipo de base, é capaz de trabalhar no modo Rover, em qualquer lugar do planeta, com precisão de 5 centímetros em tempo real.

+Info
www.aleziteodolini.com.br


Antena receptora CR-G5

A Topcon Positioning Systems (TPS), desenvolvedora de tecnologia para posicionamento com sede nos Estados Unidos, anunciou na última semana o produto CR-G5. A nova antena receptora é de alto desempenho, baseada na tecnologia GNSS TA-5, que fornece uma solução completa de rastreamento para todos os sinais GNSS atuais e futuros.

+Info
www.topconpositioning.com


SuperSurv 3.0 para Android

A SuperGeo Technologies anunciou que seu mais recente aplicativo móvel para o sistema operacional Android está disponível ao público em versão beta. Com o SuperSurv 3.0 usuários podem coletar dados e realizar medições. Desenvolvido especialmente para uso em campo, o novo aplicativo integra tecnologias GIS e GPS para funcionar em sistemas de coordenadas globais. Com ele, usuários de campo podem coletar, visualizar e realizar medições de dados GIS com precisão.

+Info
www.supergeotek.com


BlomDesktop Viewer 3.2

A Blom, empresa dedicada à aquisição, processamento e modelagem de informação geográfica, está lançando a versão 3.2 do BlomDesktop Viewer, um aplicativo de dados geoespaciais, contendo novas funções, ferramentas e bases de dados. As principais novidades incluem integração com o imageamento esférico do BlomStreet e com modelos de alta resolução produzidos através de tecnologia Lidar. A versão 3.2 também fornece integração com a API Cyclomedia, permitindo medição total de pontos, linhas, alturas, áreas e volumes.

+Info
www.blomasa.com


GIS Developer Kernel

A TatukGIS anunciou a maior atualização já feita do GIS Developer Kernel (DK), um produto que chega em sua 10ª versão, trazendo novas funções para as plataformas de desenvolvimento Delphi/C++Builder, Microsoft .NET Framework for WinForms/WPF e Microsoft ActiveX/OCX. Novas funções incluem recursos integrados de visualização de mapas 3D, incluindo Modelos Digitais de Terreno (MDT), renderização de vetor em 3D, sobreposição de imagens e vetores 2D em modelos MDT, simulação de inundação, controle de luz e sombra, novos estilos de linhas, geração de contornos a partir de um MDT, suporte a dados Lidar em formato XYZ, entre outras.

+Info
www.tatukgis.com


Global Mapper 13.1

A Blue Marble anunciou o lançamento do Global Mapper versão 13.1, introduzindo o licenciamento Flex LM para o software, que fornece a opção multi-usuários com apenas uma licença de rede. Traz também novas funcões geoespaciais PDF, tais como a capacidade de importar e exportar para versões 64-bit, selecionar qual camada carregar a partir de um PDF geoespacial, e a opção de carregar várias páginas PDFs georreferenciadas.

+Info
www.bluemarble.com


GeoMedia Smart Client

A Intergraph anunciou o lançamento do GeoMedia Smart Client, fornecendo meios geoespaciais para acelerar processos e negócios em organizações, utilizando o potencial do GIS. A solução proporciona aos usuários GIS um meio de acessar e usar dados geoespaciais em seus processos de negócios. Com o GeoMedia Smart Client, organizações podem criar uma interface única que pode ser configurada para um número ilimitado de aplicações. Alterações geográficas são implementadas facilmente e de forma interativa através de um GIS, que integra processos configuráveis.

+Info
www.intergraph.com


GeoMedia 3D 6.1.1

A Intergraph anunciou o lançamento do GeoMedia 3D versão 6.1.1. O software é uma extensão que se conecta ao GeoMedia, permitindo que usuários representem conjuntos de dados geoespaciais existentes em três dimensões através de uma nova janela de mapa 3D. Através da fusão de fontes de dados diversas com uma visão georreferenciada em três dimensões, os usuários podem utilizar melhor os dados.

Também é possível conectar o software com o Erdas Imagine, permitindo a importação de dados e modelos de cidades de outros softwares, como o CityGML e arquivos Google, para incorporar outros modelos 3D em seus projetos.

+Info
www.intergraph.com


GeoCore 2012

A Blue Marble anunciou recentemente o lançamento do GeoCore 2012, contendo as versões atualizadas GeoCalc 6.5, GeoTransform 6.2 e GeoTranslate 5.2, formando um conjunto de ferramentas para conversão de dados geoespaciais. Esta combinação permite aos usuários do GeoCore desenvolver softwares geoespaciais, trabalhando e transformando dados de coordenadas, vetores, CAD, raster, 2D ou 3D de forma eficiente.

+Info
www.bluemarble.com


Câmera aérea CS-10000

A Optech Incorporated, fabricante de instrumentos Light Detection And Ranging (Lidar), radares e câmeras, está lançando a nova câmera CS-10000, com os últimos avanços em tecnologia fotogramétrica. Segundo a empresa, a tecnologia usada de integração com sensores aerotransportados Lidar oferece uma plataforma aérea eficiente e flexível. A CS-10000 introduz muitas características novas, mantendo tecnologias como o Forward Motion Compensation (FMC), para compensação de movimento. A câmera oferece um obturador e lentes substituíveis, para permitir maior eficiência operacional. Seu formato de 80 MP permite alta qualidade de imagem.

+Info
www.optech.ca


AutoCAD WS 1.4

A Autodesk anuncia vários recursos para a próxima versão do AutoCAD WS, um aplicativo gratuito para web e dispositivos móveis que permite que os usuários visualizem, editem e compartilhem projetos do AutoCAD. Os projetistas terão acesso a recursos 3D interativos, inclusive capacidade de trabalhar com desenhos 3D em dispositivos móveis. Além disso, o AutoCAD WS incluirá recursos de GPS, permitindo que informações de localização geográfica sejam compartilhadas e salvas com os projetos, além dos novos recursos Plot-to-Print para impressão remota imediata em qualquer HP ePrinter.

+Info
www.autocadws.com


GeoNode 1.1

Foi lançada a versão 1.1 do GeoNode, com várias modificações. A plataforma de código aberto foi desenvolvida em 2010 para facilitar a criação, compartilhamento e uso colaborativo de dados geoespaciais. A versão oficial 1.1 conta com documentação aprimorada, suporte a GeoServer 2.1 e a GeoNetwork 2.6; vários aprimoramentos de interface do usuário, permitindo melhores transições e desempenho com mapas; correções de bugs; entre outras características.

+Info
www.geonode.org


Go Monitor

A divisão geo da Astrium Services anuncia o lançamento de um novo serviço para monitoramento por satélites. Com processamento, análise e interpretação de imagens de satélites, o Go Monitor fornece informações sobre mudanças em qualquer área de interesse ao redor do mundo. Acessível mesmo em áreas remotas, com opção de revisita diária e independente de condições meteorológicas, o serviço é indicado para ajudar na tomada de decisão, localizando e monitorando a construção de infraestruturas, a exploração e produção em instalações terrestres e marítimas de indústrias de petróleo e gás, entre outras aplicações. O Go Monitor utiliza dados de vários satélites ópticos e radar.

+Info
https://go-monitor.com


SuperGIS Desktop 3.1

A SuperGeo Technologies anunciou que SuperGIS Desktop versão 3.1 foi lançado oficialmente e já está disponível. Com um núcleo de desenvolvimento renovado, o software oferece novas ferramentas GIS para que usuários possam visualizar, editar, gerenciar, consultar e analisar dados espaciais em diversas aplicações. Com todas as funções da versão 3.0, o software, segundo a empresa, teve melhorias de desempenho para o processamento de dados e acréscimo de novas ferramentas para edição.

+Info
www.supergeotek.com


GeoÁrvores

A Nexus Geoengenharia lançou em janeiro o GeoÁrvores, um software para a gestão de cadastro georreferenciado de árvores. O programa permite que empresas de saneamento ambiental e prefeituras realizem a gestão georreferenciada das árvores da cidade. Com isso, os órgãos públicos responsáveis poderão realizar o planejamento das intervenções em campo ,nas árvores, com o apoio da ferramenta.

Este software utiliza tecnologia Terralib, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e permite que a base cartográfica da cidade seja integrada ao cadastro de árvores e o mapa unificado do município seja visualizado na tela em um único ambiente. O GeoÁrvores, além do cadastro georreferenciado de árvores, possui também recursos para a gestão de dados tabulares, tais como logradouros, praças, espécies e famílias de espécies de plantas, pragas e doenças. O programa também oferece recursos para registrar a situação da poda de cada árvore e associa a foto de cada uma à sua localização no mapa.

GeoÁrvores

+Info
www.nexusbr.com


IBGE lança índice de nomes geográficos do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, em janeiro, o primeiro volume do Índice de Nomes Geográficos. O documento oferece aos usuários uma nova forma de visualizar uma parte das informações do Banco de Nomes Geográficos do Brasil, lançado em 23 de setembro de 2011. O índice é um produto do Banco de Nomes Geográficos do Brasil (BNGB) que reúne, em ordem alfabética, os nomes padronizados e a localização (Unidade da Federação a que pertencem, latitude e longitude) de todos os elementos retratados na Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo, incluindo rios, formas de relevo, localidades, edificações e parte dos conjuntos de nomes dos países vizinhos abrangidos pela base, entre outros.

+Info
www.bngb.ibge.gov.br


Portal SIIGEO

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) do estado do Mato Grosso lançou, no final de 2011, o Portal SIIGEO – Sistema Interoperável de Informações Geoespaciais. A iniciativa, que teve início em 2006, visa a melhoria no desempenho da gestão pública por meio do uso da geotecnologia, graças à implementação de uma plataforma tecnológica unificada em um ambiente interoperável e normatizado com informações geoespaciais em tempo real. A Seplan contou com o apoio da Imagem, distribuidora do ArcGIS no Brasil, que possibilitou a aquisição da tecnologia com base no licenciamento Enterprise License Agreement (ELA). O portal foi desenvolvido com base no conceito de compartilhamento de dados e serviços via web, a fim de integrar os serviços de mapas das instituições.

Portal SIIGEO

+Info
www.siigeo.mt.gov.br/seplan


Europa inaugura serviço de cartografia online para cidadãos

A Agência Europeia do Meio Ambiente lançou um serviço de cartografia global da Terra, que permite obter informações sobre o meio ambiente do planeta, como a qualidade do ar nas mais de mil estações de controle da Europa. Denominado Eye on Earth, o serviço é uma plataforma de comunicação que conta com a participação de cientistas e de cidadãos que fazem observações ambientais. Através da plataforma online é possível obter dados sobre a qualidade das praias, o nível de ruído, a erosão costeira, a contaminação dos solos, entre outros indicadores como o NoiseWatch, um serviço online que avalia a contaminação acústica em 164 países da Europa. Além disso, o usuário pode criar, gravar e imprimir mapas personalizados e acessar diferentes mapas de qualquer parte do planeta e em vários idiomas, com dados da contaminação da água e do ar.

+Info
http://network.eyeonearth.org