Em 8 de abril o satélite Envisat, considerado como o satélite de observação mais complexo a orbitar a Terra, parou de enviar dados. Desde então o controle da missão, pertencente à Agência Espacial Europeia (ESA), vem tentando recuperar o contato com o satélite.

Envisat_Meris image
Última imagem capturada pelo Envisat mostra Espanha e Portugal, gerada antes da perda do sinal em 8 de abril

Para determinar se o Envisat entrou no seu modo de segurança– que seria um ponto de partida para a retomada do contato – a equipe de controle está atrás de várias fontes de informação. Estações em terra vêm utilizando tecnologia laser para verificar a estabilidade da órbita do satélite.

No dia 15 de abril, a Agência Espacial Francesa direcionou os satélites de alta resolução Pleiades para passarem a cerca de 100 quilômetros do Envisat, e assim capturar imagens. Especialistas estão usando as imagens para determinar a orientação dos painéis solares do Envisat – fonte de energia do satélite. Se o painel está em uma posição adequada para obter radiação solar, então o satélite tem energia suficiente para estar em modo de segurança, permitindo assim o restabelecimento das comunicações com a Terra.