A SSTL, responsável pelo desenvolvimento, montagem, integração e testes dos equipamentos que irão compor os novos satélites Galileo, anuncia que entregou a primeira carga útil para a empresa responsável pela montagem dos satélites.

Satélites IOV são os primeiros em órbita do sistema Galileo

O Galileo é o sistema Europeu de navegação por satélites, que teve seus dois primeiros satélites lançados em outubro de 2011, a partir da Guiana Francesa. O Galileo será interoperável com os sistemas GPS e Glonass, fornecendo posicionamento em tempo real e navegação precisa.

A OHB System AG, contratante principal do sistema, recebeu os equipamentos em Bremen na Alemanha, e vai agora integrá-los com a plataforma de desenvolvimento e montagem. As soluções da SSTL irão fornecer todos os serviços do Galileo, e são formadas por relógios atômicos, geradores de sinais de navegação, amplificadores de ondas e antenas.

Segundo a SSTL, os equipamentos para o quinto satélite Galileo que será enviado á constelação também estão prontos. Atualmente dois satélites estão em fase de testes, e pertencem à fase chamada de capacitação operacional (FOC) do sistema. O consórcio entre as empresas SSTL e OHB é responsável por construir os primeiros 14 satélites Galileo. Em fevereiro desta ano, foi divulgado que as empresas irão desenvolver mais oito satélites.