Em paralelo aos cursos, workshops e fóruns do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012, maior encontro do setor de geotecnologia da América Latina, que acontece de 29 a 31 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), ocorre o III Seminário Google Earth e Maps para Empresas, com a presença de executivos da gigante de buscas, para discutir o universo geoespacial no mundo corporativo.

O seminário tem início às 9h, no dia 31 de maio, e o primeiro painel irá abordar o estágio atual e o futuro do Google StreetView no Brasil. Quem irá apresentar e responder as principais questões levantadas pelo público será Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no país. O Google StreetView chegou ao Brasil em 2010, e logo ganhou vários adeptos, não só para entretenimento, mas também como ferramenta para alavancar as ações de marketing. Um exemplo é a construtora Gafisa, uma das pioneiras no campo imobiliário a usar o serviço. A ideia foi simples: incorporar o serviço no site para que os clientes possam conferir o que há por perto de um imóvel.

Mas não só o Google StreetView trouxe benefícios e inovações aos empresários. O Earth e o Maps são duas ferramentas que tem sido largamente usadas por vários segmentos, principalmente para análise mercadológica. O uso da geolocalização, por meio do Google Maps ou do Google Earth, pode ir do geomarketing ao mapeamento de ativos, em grandes, médias e pequenas empresas. Nesse quadro, estarão presentes Luis Krauser, da LBS Local, e David Garrana, da IPNet.

Ainda, essas duas ferramentas contam com mais um serviço para armazenamento de dados, o Google Earth Builder, uma das grandes novas apostas do Google no setor de geo. Por meio do serviço é possível inserir e compartilhar todos os dados do Maps e Earth na nuvem. Este é mais um tema que tem chamado atenção da companhia global: a computação em nuvem. Clinton Libbey, gerente internacional de vendas na área geoespacial do Google Enterprise, vem diretamente dos escritórios do Google nos Estados Unidos para falar sobre o tema.

Outros destaques do III Seminário Google Earth e Maps para empresas ficam por conta de Francisco Gioielli, executivo do Google Enterprise no Brasil; Tata Lacale, da GeoEye Brasil; Dario Bizzo, do Centro de Operações do Rio de Janeiro; Antonio Schuch, Diretor de Google Enterprise para a América Latina; e Cláudia Werneck, do Instituto de Geociências Aplicadas de Minas Gerais. Além disso, haverá a apresentação de 10 cases de sucesso, com o uso das ferramentas de geotecnologia do Google.

Serviço
III Seminário Google Earth e Maps para Empresas
Data: 31 de maio, das 9h às 17h45
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)
Informações: https://mundogeoconnect.com/2012/grade/seminario-google-earth-maps-para-empresas/