A GeoEye, fornecedora de informação geoespacial e imagens de satélite de alta resolução, considerada atualmente a maior companhia de imageamento espacial, anunciou hoje (4/5), que realizou uma proposta de aquisição da empresa DigitalGlobe.

GeoEye-2 satélite
Concepção do satélite de alta resolução GeoEye-2

Ambas sediadas nos Estados Unidos, as companhias, atualmente, detêm a maior parte dos satélites que fornecem imagens de alta resolução. A GeoEye é responsável pelos satélites Ikonos, OrbView-2 e 3, GeoEye-1 e GeoEye-2; enquanto a DigitalGlobe possui os aparelhos Early Bird 1, QuickBird, WorldView-1 e WorldView-2. A combinação entre as companhias iria criar a maior frota de satélites de alta resolução de imagens comerciais.

Segundo informações da GeoEye, com a aquisição, a companhia iria continuar investindo em novas informações e serviços e em novos satélites comerciais sofisticados atender para clientes governamentais e comerciais em todo o mundo.

Matt O’Connell, diretor executivo e presidente da GeoEye, afirmou que a aquisição iria ajudar tomadores de decisão, usuários civis e serviços de emergência, que têm uma necessidade crítica de imagens comerciais não classificadas. “A aquisição vai fornecer ao governo norte-americano uma maneira de obter mais facilmente as informações que precisa, reduzindo taxas e impostos. A sinergia entre as empresas também vai beneficiar os acionistas das duas empresas.”

Segundo informações liberadas pela GeoEye, a transação proposta daria aos acionistas da DigitalGlobe 17 dólares por ação. A proposta está estruturada para proporcionar aos acionistas da DigitalGlobe a oportunidade de participar na dinâmica e crescimento futuro da empresa combinada.

Também foi liberada à imprensa um trecho da carta enviada pela GeoEye ao presidente da DigitalGlobe, afirmando que a discussão sobre a combinação das companhias vem sendo feita há meses, e que a aquisição iria ajudar o governo do País à economizar na aquisição de dados, em tempos de contenções fiscais.

Sem dúvida, essa notícia irá movimentar muito o mercado geoespacial nos próximos dias. Acompanhe o Portal MundoGEO para saber de todas as novidades da aquisição.