GeoEye-2 satélite
Satélite GeoEye-2

A fornecedora de imagens de satélite DigitalGlobe rejeitou, no último domingo (7/5), a oferta de 792 milhões de dólares da rival GeoEye, afirmando que o valor subestimava o valor da companhia. A proposta foi divulgada na última sexta-feira, porém o debate entre as empresas já acontece há meses.

Segundo comunicado, o conselho de diretores da DigitalGlobe reviu a proposta de aquisição e, por unanimidade, determinou que ela subestima substancialmente a companhia. O Presidente-executivo da GeoEye, Matt O’Connell, disse que a companhia também se dispôs a alterar a sua oferta, oferecendo $8,50 por ação em dinheiro.

A DigitalGlobe afirmou que havia rejeitado anteriormente ofertas hostis de aquisição, em uma negociação que se desenrola desde fereveiro, e respondeu com sua própria proposta para comprar a GeoEye, em uma transação em que acionistas da DigitalGlobe iriam possuir cerca de 60% da companhia combinada, e os acionistas da GeoEye ficariam com cerca de 40%.

A companhia anunciou que suspendeu as negociações sobre a proposta depois de concluir que os cortes orçamentais do governo seriam mais favoráveis para a DigitalGlobe do que para a GeoEye. Esses cortes dizem respeito à Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos, que planeja reduzir pela metade seu plano de adquirir 7,3 bilhões de dólares em imageamento digital das duas companhias. Em uma negociação que pode ser chamada de “provocativa”, a DigitalGlobe, após a oferta da última sexta-feira, reacendeu a discussão, porém, ao que parece, somente com a intenção de recusar novamente.

Segundo informações da DigitalGlobe, o valor de mercado da companhia é avaliado atualmente em pouco mais de 766 milhões de dólares, enquanto que a GeoEye está avaliada em 555 milhões. Ainda segundo o comunicado oficial, cerca de 75 a 85% das imagens adquiridas pelo governo dos Estados Unidos são fornecidas, hoje, pela DigitalGlobe.