Satelite Envisat_Fim da missão
Satélite Envisat

Poucas semanas depois de celebrar seu décimo ano em órbita, a comunicação com o satélite Envisat foi subitamente perdida em 8 de abril. Após várias tentativas para restabelecer o contato e para investigar as causas, a Agência Espacial Europeia (ESA) declarou hoje (9/5) o fim da missão.

Uma equipe de engenheiros passou o último mês tentando recuperar o controle do Envisat, investigando as possíveis razões para o problema. Como não havia sinais de degradação antes da perda de contato, a equipe vem coletando outras informações para ajudar a compreender a condição do satélite, como imagens de radar de solo e do satélite francês Pléiades.

Com essas informações, a equipe foi gradualmente elaborando cenários de possíveis falhas. Um deles é a perda do regulador de potência, bloquendo a telemetria e telecomandos. Outro cenário é um curto-circuito ocorrido durante a passagem do satélite para o modo de segurança. Apesar de chances de recuperar o Envisat são extremamente baixas, a equipe de investigação vai continuar as tentativas de restabelecer contato, enquanto considera novos cenários de falha para os próximos dois meses.

O desempenho excepcional do Envisat durante a última década levou muitos a acreditarem que ele ficaria ativo para os próximos anos, pelo menos até o lançamento das próximas missões chamadas de “Sentinel”. No entanto, o Envisat já havia operado o dobro do tempo de vida planejado incialmente. Com dez sensores sofisticados, o Envisat tem observado e monitorado a superfície terrestre, atmosfera, oceanos e calotas polares, durante sua vida útil de dez anos, oferecendo mais de mil terabytes de dados.