IDE AçoresO Governo Regional dos Açores aprovou a criação da Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA). Os Açores, oficialmente designados por Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa.

A decisão foi aprovada na última reunião do Conselho do Governo e prevê a aprovação de um regime jurídico que fixa as normas gerais referentes ao seu desenvolvimento e funcionamento, definindo ainda o quadro jurídico que transpõe para direito interno regional a Diretiva Comunitária “Inspire”, que estabelece uma Infraestrutura de Informação Geográfica na União Europeia.

A infraestrutura irá dotar o arquipélago açoriano de um sistema integrado de informação geográfica de âmbito regional e de serviço público, segundo comunicado emitido pelo executivo regional.

Segundo a mesma nota, o sistema será aberto às entidades produtoras e utilizadoras de informação geográfica ou passível de referenciação geográfica, na qual são integrados os vários tipos de cartografia existentes, junto com informação de natureza estatística ou descritiva.

Fonte: iGOV/IGD