OSGeo_Laboratorio BrasilA Open Source Geospatial Foundation (OSGeo), uma fundação criada para apoiar o desenvolvimento colaborativo de softwares geoespaciais de código aberto e disseminar o seu uso, anuncia que irá abrir um escritório na América do Sul. O anúncio foi feito por Suchith Anand, criador do laboratório OSGeo na Universidade de Nottingham, presidente da Fundação e da Associação Cartográfica Internacional. A OSGeo já abriu com sucesso laboratórios na Europa, Ásia e África. A primeira iniciativa na América do Sul será estabelecida no Brasil, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em 2011, a Associação Cartográfica Internacional assinou um acordo com a OSGeo com o objetivo de desenvolver oportunidades de colaboração globais para a indústria, academia e organizações governamentais na área de softwares  GIS e dados abertos. O acordo teve por objetivo fornecer conhecimentos e suporte para a criação de Laboratórios e Centros de Investigação OSGeo em todo o mundo, a fim de apoiar o desenvolvimento geoespacial livre de softwares, tecnologias, treinamentos e conhecimento.

O novo Laboratório na Universidade Federal do Paraná será conduzido pela Prof.ª Silviana Comboin, a qual possui grande conhecimento em pesquisas geoespaciais, infraestruturas de dados espaciais e padrões GI. Silvana é professora no Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná e coordena o Grupo de Trabalho de Normas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Ela conta com equipe e um plano de ação estruturados para a construção da iniciativa OSGeo no Brasil e América do Sul. A equipe inicial do Laboratório na UFPR será composta pela Prof. Dra. Luciene S. Delazari, Prof. Dra. Maria Cecília B. Brandalize, Prof. Dra. Claudia Robbi Sluter, André Luiz Alencar de Mendonça e ainda Gisele Canova, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Suchith Anand, a OSGeo está trabalhando para expandir mudialmente, levando os benefícios da tecnologia geoespacial para todos.