Leonel Perondi_Posse como diretor do Inpe
Novo diretor discursa na cerimônia de posse. Foto: INPE

Cumprir os prazos do programa sino-brasileiro de satélites Cbers e adotar uma política industrial para a qualificação de fornecedores e difusão de novas tecnologias foram alguns dos principais desafios apontados por Leonel Perondi em sua posse como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), na sexta-feira (1º/6).

Perondi foi empossado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante solenidade com a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e do ex-diretor do Inpe, Gilberto Câmara.

Em seu discurso, Perondi destacou as atividades do Inpe que tem como missão “ser referência nacional em ciência e tecnologia espaciais e suas aplicações, maximizando retornos diretos à sociedade na forma de produtos e serviços, política industrial e difusão de conhecimentos”. Para ele, um desafio de grande destaque consiste na manutenção do capital intelectual e de conhecimentos do instituto.

O novo diretor espera ampliar os programas de pesquisa e desenvolvimento, revigorar a infraestrutura do programa espacial, apoiar as áreas de clima espacial, mudanças climáticas e previsão do tempo. A articulação com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a capacitação em controle de atitude e órbita de satélites também foram destacadas.

Perondi mencionou ainda a atual conjunção de fatores que considera favorável ao “bom entendimento, a harmonia, a coesão e a eficácia no desenvolvimento das atividades espaciais”, pois tanto o ministro como o presidente da AEB atuaram por muitos anos no Inpe.  “Eles são profundos conhecedores das necessidades do programa espacial e do Instituto. Temos grande convicção de que este conhecimento se traduzirá em um cenário altamente positivo ao programa espacial brasileiro”, concluiu o novo diretor.

O discurso de posse de Leonel Perondi foi disponibilizado pelo Inpe. Confira aqui na íntegra. O vídeo da cerimônia de posse está disponível aqui.

Fonte: INPE