O Mapa Índice Digital (com referência ao ano de 2011), conjunto de informações atualizadas relativas ao mapeamento sistemático existente no País, está sendo disponibilizado, pela primeira vez, em download, na página do IBGE na Internet. Esta é a quarta edição do Mapa Índice, editado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em versão digital, desde o ano de 2002, quando era possível obtê-lo somente através da Loja Virtual do Instituto ou em seu Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI.

O Mapa Índice é um instrumento de suporte ao Sistema Cartográfico Nacional, que abrange a produção de mapas e cartas topográficas, essenciais na gestão territorial e no planejamento de projetos, tais como obras de engenharia e estudos de impacto ambiental.

O IBGE desenvolve o trabalho de mapeamento terrestre do Brasil, através da Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências, num esforço conjunto com a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército – DSG. O Mapa Índice traz informações sobre a existência e o grau de atualização de mapas e cartas topográficas, tais como ano da última edição, escala disponível e órgão editor, entre outras.

A edição em ambiente digital do Mapa Índice é composta por um conjunto de informações sobre bases cartográficas de referência, permitindo sua recuperação e apresentação tanto em meio analógico (para impressão) quanto em meio digital. Nesta edição, foram inseridas informações sobre ortofotos (mosaico de fotos aéreas ortorretificadas) e modelos digitais de elevação, produtos estes que já estão disponibilizados na página do IBGE.

Mapa Índice Digital_IBGE
Exemplo de visualização de informações da folha topográfica BRASÍLIA, na escala 1:25.000, no Mapa Índice Digital (MID). Fonte: IBGE

Fonte: IBGE