• A companhia Boeing lançou uma nova versão do software geoespacial DataMaster, para geração de mapas e de modelos de terrenos em empresas de inteligência e defesa

• A SuperGeo Technologies lançou oficialmente a versão 3.0 da extensão SuperGIS Network Analyst, para análises de rede

• A Apple apresentou em junho, no evento anual para desenvolvedores, seu próprio serviço de mapas, que estará disponível em aparelhos móveis com o novo sistema operacional iOS 6

• A chilena Maptek anunciou o novo software Vulcan 64-bit, para modelagem 3D com grande quantidade de dados

• O Mireo Don’t Panic, novo aplicativo de navegação para Android, utiliza mapeamento Street Base, feito pela Imagem

• A Intergraph anunciou o SmartPlant FreeView, um visualizador gratuito de arquivos de extensão .VUE para exibir e navegar em modelos 3D

• A Santiago & Cintra Geo-Tecnologias fechou uma parceria com a suíça senseFly, para oferecer ao mercado brasileiro o Veículo Aéreo Não Tripulado Swinglet CAM

• A Autodesk anunciou que o 123D Catch agora está disponível para iPad na App Store


CatMDEdit 4.6.6

Uma nova versão do editor de metadados CatMDEdit 4.6.6 está disponível. O software livre é uma iniciativa do Instituto Geográfico Nacional de Espanha (IGN) e constitui uma ferramenta para edição de metadados, que facilita a documentação de recursos, com ênfase na descrição dos recursos geográficos.

+Info
catmdedit.sourceforge.net


Sarpol

SarpolO pesquisador Nilo Andrade, da Universidade de Brasília (UNB), criou um programa de computador capaz de gerar imagens de radar mais definidas que as obtidas atualmente, que será acoplado aos sensores de radar instalados nos aviões R99 do Serviço de Proteção à Amazônia (Sipam). O objetivo é obter fotos mais detalhadas do solo brasileiro.

A base para o desenvolvimento do software – batizado de Sarpol – vem da modificação de programas já usados pelo Sipam, gerenciando dados que já eram coletados pelos sensores e não eram aproveitados. Os dados numéricos obtidos pelos sensores dos aviões R99 são divididos em duas partes: uma chamada de dados de amplitude e a outra de dados complexos polarimétricos. “As imagens normalmente obtidas partiam dos dados de amplitude e ignoravam os dados complexos”, afirma Nilo Andrade, autor da pesquisa. O programa com as modificações feitas por Nilo será de uso livre e estará disponível no site do Instituto de Geociências da UNB.


Voxi Earth Modelling

A Geosoft anunciou o lançamento do Voxi Earth Modelling, um software de geofísica baseado nas nuvens, que gera modelos 3D voxel a partir de dados aéreos, magnéticos e de gravidade. A tecnologia Voxi está disponível junto com o software Geosoft 2012, como uma extensão. Segundo a Geosoft, a modelagem geofísica em 3D ainda é limitada e seus modelos ainda não têm um grande nível de precisão. Assim, a nova tecnologia Voxi pretende melhorar essa situação, permitindo o desenvolvimento de modelos completos de subsuperfície com grande quantidade de dados geológicos e minerais.

+Info
www.geosoft.com


Mapa Índice Digital

O Mapa Índice Digital, conjunto de informações atualizadas relativas ao mapeamento sistemático existente no País, está sendo disponibilizado, pela primeira vez, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a quarta edição do Mapa Índice editado, em versão digital, desde o ano de 2002, quando era possível obtê-lo somente através da loja virtual do IBGE.

O Mapa Índice é um instrumento de suporte ao Sistema Cartográfico Nacional, que abrange a produção de mapas e cartas topográficas, essenciais na gestão territorial e no planejamento de projetos, tais como obras de engenharia e estudos de impacto ambiental. Traz informações sobre a existência e o grau de atualização de mapas e cartas topográficas, tais como ano da última edição, escala disponível e órgão editor.

+Info
www.ibge.gov.br


SuperPad 3.1

A SuperGeo lançou recentemente o software de GIS móvel SuperPad 3.1. Esta versão possui uma nova interface de usuário com 13 idiomas, novas extensões e integração com o SuperGIS Server, para sincronização de dados.

SuperPad 3.1
Projetado para trabalhar com GIS móvel, levantamento de campo e mapeamento ao ar livre, o SuperPad 3.1 pode ser implantado em vários dispositivos móveis. Com a nova interface de usuário, o software possui versões em polonês, alemão, espanhol, francês, italiano, português, russo, japonês, coreano, árabe, turco e chinês.

+Info
www.supergeotek.com


Erdas Imagine 11.0.5

A Intergraph anuncia o lançamento de uma nova edição do software Erdas Imagine. A versão 11.0.5 pode ser baixada diretamente da página de produtos do software e agrega todas as mudanças realizadas na versão 2011.

O Erdas Imagine é um sistema de dados geoespaciais que incorpora processamento e análise de imagens de sensoriamento remoto em um único pacote. Os aprimoramentos agregados nessa nova versão incluem mais conectividade com o GeoMedia, integrando o processamento de imagens com as análises GIS. Outras novidades incluem a ferramenta MosaicPro, para criar mosaicos de imagens, suporte a novos modelos de sensores, tais como o VisionMap A3 e a constelação de satélites Pleiades.

+Info
www.intergraph.com


Envi 5

A SulSoft anunciou o lançamento do Envi 5, a nova versão do software para visualização, exploração, análise e apresentação de dados na área de sensoriamento remoto e GIS. A nova versão conta com interface atualizada, display de alta performance, ferramentas avançadas organizadas em uma toolbox intuitiva, e uma API nova para a personalização e customização das funcionalidades do software. Na nova versão, estão integradas extensões para catalogar imagens, navegação simultânea nos projetos com o Google Maps integrado, geração interativa de procedimentos batch com o Envi Program Generator, e a opção de executar o software traduzido para o português.

+Info
www.envi.com.br


Business Analyst Online para Android

A Esri lançou um novo aplicativo móvel para smartphones com o sistema Android. O Business Analyst Online (BAO, em inglês) é projetado para quem precisa de acesso à dados de marketing sobre população e consumo. O aplicativo gratuito da Esri permite que usuários acessem fatos sobre a demografia, estilo de vida e gastos dos consumidores para qualquer região dos Estados Unidos. Com ele, é possível comparar qualquer endereço com outro ou com o estado, município e também com o País, e analisar uma área em potencial. O aplicativo BAO é gratuito e pode ser baixado diretamente do Android Market.

+Info
www.esri.com/software/bao-for-smartphones-tablets


GeoCalc para FME

A Safe Software e a Blue Marble Geographics anunciaram a efetivação de uma parceria, combinando seus produtos em um único ambiente de criação, para aumentar as possibilidades de uso e distribuição de dados espaciais. O resultado foi o lançamento da extensão GeoCalc para FME, com a qual os usuários podem ter acesso às funções de transformação de coordenadas da Blue Marble.

A extensão permite que usuários possam usar as transformações do GeoCalc na interface gráfica do FME, tendo mais possibilidades para transformar coordenadas e mais flexibilidade e precisão em transformações verticais.