Partes 6 e 7: Como Criar POIs, Rios e Parques

Nesta edição, a revista MundoGEO finaliza a série de tutoriais sobre o Google Map Maker iniciada na edição 63 da InfoGEO. Nestes artigos, você aprendeu a mapear uma cidade, bairros, ruas, rotatórias, rodovias e construções. Nesta edição, veja como criar Pontos de Interesse (POIs) e mapear rios e parques.

1. Entre no Google Map Maker e faça login na sua conta do Google. Tendo em vista que somente dados de interesse público devem ser associados aos elementos, como exemplo será adotado o prédio onde está instalada a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, localizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1200.

2. Entre no Google Maps, na opção Mapa. Busque por “Prefeitura Municipal de Presidente Prudente” e clique sobre o marcador que indica o Paço Municipal, para ler os atributos já inseridos, bem como a fotografia da edificação.

3. No Google Map Maker, clique na opção Satélite e busque por “Prefeitura Municipal de Presidente Prudente”. Dê zoom ao máximo nas proximidades do Paço Municipal e clique sobre o marcador para ler os atributos já inseridos. A partir de “Editar”, escolha a alternativa “Marcar contorno de construção”.

4. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre os pontos da edificação tomando como referência o telhado. Para finalizar a linha, pressione Enter. Para cancelar a vetorização, pressione Escape.

Passo a Passo

5. Se necessário, edite os dados descritivos e os atributos alfanuméricos. Ao finalizar o trabalho, é importante justificar o motivo da edição, por exemplo, escolha na lista suspensa a opção “Adicionando detalhes”. Salve o resultado e note que na figura a seguir aparece a mensagem “O elemento foi publicado com sucesso”.

6. Clique na opção Mapa e depois em atualizações. Observe que agora é mostrado um marcador sobre a construção do Paço Municipal, bem como o nome do lugar. É possivel constatar que o elemento foi publicado no Google Map Maker e atualizado no Google Maps.

Passo a Passo

Agora, será demonstrado como criar elementos associados a locais turísticos, tais como rios e parques. Na Ajuda do Google Map Maker há um tópico sobre Elementos Naturais em http://goo.gl/sQUN2.

7. Entre no Google Map Maker, na opção Mapa, e busque por “Parque do Povo, Presidente Prudente”. Verifique os atributos já inseridos pelos mapeadores, cujos nomes aparecem no rodapé à direita do mapa. Amplie a representação para ver detalhes. Clique na opção Satélite, busque por “Sesc Thermas, Presidente Prudente” e dê zoom.

8. Clique na opção Mapa e note que o Google Map Maker associa cores distintas aos polígonos dos limites dos lugares, dependendo da categoria ao qual estão associados. No caso do Parque do Povo (categoria parque municipal), o polígono de fundo é verde; já para o Sesc (Clube), é cinza. Nas proximidades do Sesc está localizada a Área Sul da FCT/Unesp (categoria Universidade), cujo limite foi associado à cor sépia, enquanto os polígonos do lago e do córrego canalizado foram associados ao azul.

Em Presidente Prudente, vários fundos de vale foram saneados e os córregos foram canalizados, sendo que um deles é o Córrego do Saltinho. As obras de canalização e urbanização foram iniciadas em 2009 e em abril de 2011 foi concluído o mutirão de limpeza na área, como pode ser constatado no site http://www.presidenteprudente.sp.gov.br.

9. No Google Map Maker, clique na opção Satélite e amplie a imagem nas proximidades do Cemitério. Há duas possibilidades para criar um rio: linha ou polígono. Caso o mapeador deseje vetorizar o eixo do rio, clique em Adicionar Linha e escolha a categoria “Rio”. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse ao longo do eixo do rio e depois pressione Enter para finalizar a linha.

Passo a Passo

10. Clique em Adicionar Polígono, escolha a categoria “Recursos Hídricos”, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a borda externa do canal e note, na imagem a seguir, que é possível ver a sombra da lateral do canal projetada sobre o leito. Para finalizar a linha, pressione Enter e edite os dados descritivos e os atributos alfanuméricos.

11. Salve o resultado e note que, na figura a seguir, aparece a mensagem “O elemento foi publicado com sucesso”. Clique em Atualizações e verifique que o elemento é listado como Publicado. Clique sobre o nome do elemento e em Detalhes. Observe que agora é mostrado um marcador sobre o Córrego do Saltinho canalizado, bem como o nome do lugar.

12. Para criar o Parque Linear no entorno do Córrego do Saltinho Canalizado, clique em Adicionar Polígono e escolha a categoria “Parque Local”. Após criar os pontos no limite da área, clique em Enter e preencha os atributos.

13. Clique em Salvar e observe que o elemento foi publicado com sucesso. Repita o procedimento para os outros trechos do parque e, quando aparecer a mensagem “Existem elementos parecidos nas proximidades. Selecione uma opção no painel à esquerda”, clique em “Não é uma duplicata”. Em seguida, clique em Continuar ou em Salvar.

14. Aplique menos zoom para verificar o resultado do mapeamento do Parque Linear do Córrego do Saltinho. Clique na opção Mapa e dê menos zoom para ter uma visão sinótica do mapeamento colaborativo em andamento em Presidente Prudente. Observe, no rodapé à direita, os nomes dos três mapeadores com maior número de contribuições na área.


Veja mais!

Este tutorial de “Introdução ao Google Map Maker” também está disponível em https://sites.google.com/site/arletemeneguette/tutorialgmm.

Arlete Aparecida Correia MeneguetteArlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com