O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) é uma instituição pública de educação básica e superior, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica em todas as modalidades. O IFBAIANO será o primeiro Instituto Federal no Brasil a ter Atlas Digital de todos os seus campi e das suas regiões de localização e influência.
O Projeto do Atlas Digital do IFBAIANO será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do Atlas Digital (GRUPAL) e Universidade de São Paulo (USP), através de ações desenvolvidas por teletrabalho. A ideia que norteia o trabalho é que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com a construção do atlas – alunos, professores e funcionários.
Projeto Atlas Digital
Este Atlas conterá todas as informações de caráter fisiográfico dos câmpus – geologia, geomorfologia, clima, pedologia, hidrografia, relevo, classes de declividade, vegetação, uso atual e planejado do solo, além da infraestrutura dos câmpus. Estas informações serão disponibilizadas em 3D, através de maquetes digitais e por meio de mapas multifinalitários, vinculado a um mapeamento geral da região de influência onde os campi estão instalados.
O Projeto do Atlas Digital do IFBAIANO será estabelecido em três etapas: Na primeira etapa, que começará em agosto de 2012, serão efetuados o georreferenciamento das áreas totais dos campi, conforme a Lei 10.267/2001, e todo o mapeamento geral e temático destas áreas. Este mapeamento produzirá informações sobre os perímetros e a superfícies dos imóveis, altimetria, hidrografia, tipos de solos, cobertura vegetal, e, principalmente, dados sobre toda a infraestrutura e uso atual.
Para o mapeamento completo dos câmpus serão utilizadas diversas geotecnologias – posicionamento por satélites GPS/GNSS, sensoriamento remoto (imagens de satélite), modelagem digital do terreno e Cartografia Digital, além de Sistemas de Automação Topográfica e softwares de pós-processamento de posicionamento por satélite.
Mapeamento com veículo aéreo não tripulado
Os trabalhos de mapeamento multifinalitário dos 14 campus do IFBAIANO serão iniciados na segunda quinzena de julho, e os 1.500 hectares das áreas dos campi deverão estar mapeados em 45 dias, com o auxílio de um veículo aéreo não tripulado. “O que mais chama a atenção em um VANT é a possibilidade de ser empregado para diversas finalidades: atividades de agricultura convencional ou de precisão, meio ambiente, topografia e mapeamento”, comenta o Dr. Vandemberg Salvador.
“O IFBAIANO será pioneiro não apenas no projeto do Atlas Digital nos Institutos Federais do Brasil, mas também no uso da tecnologia VANT para mapeamento multifinalitário e planejamento socioambiental dos seus campi. Além de otimizarmos os planos diretores de gestão e sustentabilidade das áreas de cada campus, minimizaremos o tempo para disponibilização dos dados do Atlas Digital do IFBAIANO para a população, por meio da grande rede”, completa o Professor.
Próximas etapas
Na segunda etapa do Projeto do Atlas será produzido o Mapa de Uso Planejado, contendo o Zoneamento Ambiental-Ecológico de cada câmpus, com a definição das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das áreas de Reserva Legal (RL) e das áreas degradas que precisam ser recuperadas.
A terceira etapa consistirá na elaboração do Atlas Digital. Com o auxílio de um SIG e das possibilidades geradas pelo sistema de posicionamento por satélite (GPS/GNSS), será constituído um banco de dados georreferenciados, que em conjunto com a base cartográfica digital atualizada permitirá aos professores, pesquisadores, alunos e a comunidade em geral, acessar, via internet, toda essa gama de informações sobre o IFBAIANO para a elaboração dos seus trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa ou extensão, bem como, se inteirar das ações do Instituto na comunidade onde o câmpus está instalado.