O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) é uma instituição pública de educação básica e superior, especializado na oferta de educação profissional e tecnológica em todas as modalidades. O IFBAIANO será o primeiro Instituto Federal no Brasil a ter Atlas Digital de todos os seus campi e das suas regiões de localização e influência.

O Projeto do Atlas Digital do IFBAIANO será desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa do Atlas Digital (GRUPAL) e Universidade de São Paulo (USP), através de ações desenvolvidas por teletrabalho. A ideia que norteia o trabalho é que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com a construção do atlas – alunos, professores e funcionários.

Projeto Atlas Digital

Este Atlas conterá todas as informações de caráter fisiográfico dos câmpus – geologia, geomorfologia, clima, pedologia, hidrografia, relevo, classes de declividade, vegetação, uso atual e planejado do solo, além da infraestrutura dos câmpus. Estas informações serão disponibilizadas em 3D, através de maquetes digitais e por meio de mapas multifinalitários, vinculado a um mapeamento geral da região de influência onde os campi estão instalados.

O Projeto do Atlas Digital do IFBAIANO será estabelecido em três etapas: Na primeira etapa, que começará em agosto de 2012, serão efetuados o georreferenciamento das áreas totais dos campi, conforme a Lei 10.267/2001, e todo o mapeamento geral e temático destas áreas. Este mapeamento produzirá informações sobre os perímetros e a superfícies dos imóveis, altimetria, hidrografia, tipos de solos, cobertura vegetal, e, principalmente, dados sobre toda a infraestrutura e uso atual.

Para o mapeamento completo dos câmpus serão utilizadas diversas geotecnologias – posicionamento por satélites GPS/GNSS, sensoriamento remoto (imagens de satélite), modelagem digital do terreno e Cartografia Digital, além de Sistemas de Automação Topográfica e softwares de pós-processamento de posicionamento por satélite.

Mapeamento com veículo aéreo não tripulado

VANT Gatewing X100
VANT Gatewing X100 será usado para mapear os 14 campus

Os trabalhos de mapeamento multifinalitário dos 14 campus do IFBAIANO serão iniciados na segunda quinzena de julho, e os 1.500 hectares das áreas dos campi deverão estar mapeados em 45 dias, com o auxílio de um veículo aéreo não tripulado. “O que mais chama a atenção em um VANT é a possibilidade de ser empregado para diversas finalidades: atividades de agricultura convencional ou de precisão, meio ambiente, topografia e mapeamento”, comenta o Dr. Vandemberg Salvador.

“O IFBAIANO será pioneiro não apenas no projeto do Atlas Digital nos Institutos Federais do Brasil, mas também no uso da tecnologia VANT para mapeamento multifinalitário e planejamento socioambiental dos seus campi. Além de otimizarmos os planos diretores de gestão e sustentabilidade das áreas de cada campus, minimizaremos o tempo para disponibilização dos dados do Atlas Digital do IFBAIANO para a população, por meio da grande rede”, completa o Professor.

Professor Vandemberg Salvador_Vant_MundoGEO#Connect
Profº. Vandemberg Salvador junto ao VANT Gatewing X100, exposto no MundoGEO#Connect 2012

Próximas etapas

Na segunda etapa do Projeto do Atlas será produzido o Mapa de Uso Planejado, contendo o Zoneamento Ambiental-Ecológico de cada câmpus, com a definição das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), das áreas de Reserva Legal (RL) e das áreas degradas que precisam ser recuperadas.

A terceira etapa consistirá na elaboração do Atlas Digital. Com o auxílio de um SIG e das possibilidades geradas pelo sistema de posicionamento por satélite (GPS/GNSS), será constituído um banco de dados georreferenciados, que em conjunto com a base cartográfica digital atualizada permitirá aos professores, pesquisadores, alunos e a comunidade em geral, acessar, via internet, toda essa gama de informações sobre o IFBAIANO para a elaboração dos seus trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa ou extensão, bem como, se inteirar das ações do Instituto na comunidade onde o câmpus está instalado.