Vencedores do ESNC 2011 (Fotos: divulgação)

A Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, na sigla em inglês) é um dos maiores eventos de premiação de projetos na área de geolocalização. No Brasil, a competição ganhou destaque devido à parceria que o MundoGEO, líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de soluções geoespaciais na América Latina, firmou com os organizadores do ESNC. É a chance que universidades, empresas e profissionais têm de conseguir reconhecimento internacional para seus projetos. Para este ano, o prazo de entrega das soluções foi estendido até 8 de julho. Os vencedores serão premiados em um evento que acontece em outubro, na Alemanha.

Como se inscrever

A ESNC tem um caráter abrangente, pois qualquer pessoa pode inscrever projetos que utilizem Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), tais como o norte-americano GPS, o russo Glonass, o europeu Galileo e o chinês Compass. As área de atuação também não sofrem restrições; vão desde meio ambiente até soluções de marketing móvel. Os projetos devem ser inovadores e ter viabilidade comercial.

O cadastro pode ser feito pelo site da ESNC, em http://www.galileo-masters.eu. Lembre-se de que os projetos não precisam estar finalizados, mas todo o esboço deve estar pronto até o próximo domingo (8/7).

“Estamos muito otimistas que o número de trabalhos inscritos aumente este ano, já que a cada dia há mais possibilidades de aplicações no setor de navegação e posicionamento por satélite”, afirma Eduardo Freitas, editor do portal e revista MundoGEO. “Estamos a disposição para dar todo o suporte a quem tenha interesse em inscrever um projeto. Lembrando que o ganhador, no Brasil, vai ganhar uma viagem para a Alemanha, para representar a região na fase final da Competição”, conclui.

ESNC 2011

Em 2011, o vencedor da fase regional (Brasil), organizada pelo MundoGEO, foi o sistema GeoCap, que funciona através da combinação das coordenadas geográficas do ponto de um acidente com cargas perigosas, definidas pelo GPS, e que permite determinar as sub-bacias afetadas por um derrame de produtos que gerem algum tipo de ameaça. Dessa forma, combinando as sub-bacias com a posição das captações de água, são informadas aquelas com risco de contaminação pelo acidente, bem como a lista de contatos a serem avisados do risco. Além disso, o GeoCap fornece informações sobre produtos perigosos, conforme a tabela da Organização das Nações Unidas (ONU) e a consulta ao guia de procedimentos.