O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está com inscrições abertas para concurso público que contempla a Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura e também a carreira de Desenvolvimento Tecnológico, com vagas de tecnologista e técnico destinadas ao ministério e outras unidades. Após ser anunciado um adiamento do início das inscrições, o Ministério divulgou o novo período, que passou a ser de 29 de junho a 18 de julho. Para se inscrever, acesse a página do concurso do MCTI.
O concurso oferece 176 vagas de nível superior. Para cargos de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1 são 92 vagas, sendo 28 delas destinadas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ainda há 84 vagas de Tecnologista Pleno 1.
Dentre os requisitos, os cargos exigem, além da graduação, mestrado ou três anos de experiência em atividade relacionada com as atribuições de cada cargo. A remuneração pode variar entre 3.884 e 9.157 reais, dependendo do grau de especialização do candidato e da gratificação de desempenho.
Outras 334 vagas são para os cargos de Assistente de Ciência e Tecnologia 1 (330 vagas) e Técnico 1 (quatro vagas), que exigem o nível médio. Os candidatos também devem possuir, além do diploma de nível médio, conhecimentos específicos e experiência na execução de tarefas inerentes ao apoio administrativo e técnico. Para esses cargos, a remuneração pode variar entre 1.885,33 e 2.705,38 reais, dependendo da gratificação de desempenho.
Os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos. As etapas do concurso serão realizadas nas 26 capitais e no Distrito Federal. As provas objetivas e discursivas para todos os cargos estão previstas para 26 de agosto de 2012. (Informações do Cespe/UnB).
Vagas para o Inpe
O Inpe também está com inscriçoes abertas para cargos dirigidos às carreiras de Pesquisa e de Desenvolvimento Tecnológico. Para participar do concurso público que selecionará 17 pesquisadores, os interessados devem realizar as inscrições no período de 2 a 31 de julho nas unidades do Inpe de São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Natal e Belém, independentemente do local onde o candidato realizará as provas.
Já na carreira de Desenvolvimento Tecnológico, são 22 vagas de tecnologistas e 40 vagas de técnicos para atuação em São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Cuiabá e Alcântara. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas entre 5 de julho a 9 de agosto, nas unidades do Inpe a que se destinam as vagas. Os endereços estão no edital, assim como cronograma, descrição completa das vagas, remuneração, requisitos para concorrer aos cargos, conteúdo programático e todas as normas e procedimentos do concurso.
Todas as informações necessárias sobre concurso público no Inpe estão disponíveis nos editais.
Com informações do INPE