saneamento-gisA companhia TaKaDu, de Israel, fornecedora de serviços GIS para monitoramento de redes de água, anuncia sua expansão no mercado da América Latina. A empresa irá trabalhar em colaboração com distribuidores regionais: Gerentec Engenharia no Brasil, BTP Medidores na Colômbia e Atacama Água & Tecnologia (AWT), no Chile.

Monitoramento de redes de água ajuda serviços públicos em todo o mundo a assumirem o controle de suas redes, dando-lhes, em tempo real, o conhecimento e alerta sobre ineficiências e perda de água, além de outros problemas na infraestrutura de distribuição de água. A solução da TaKaDu usa medidores e sensores existentes nas redes e algoritmos avançados para detectar, identificar e relatar problemas, tais como vazamentos, explosões e outras falhas.

A TaKaDu utiliza o modelo software-como-um-serviço (SaaS, em inglês), que permite instalação rápida e facilidade de uso, sem necessidade de alterações ao equipamento existente ou investimento inicial. O sistema da companhia utiliza múltiplas fontes de dados: dados de sensores online (fluxo e pressão), dados de operações de rede, estrutura de rede (GIS) e dados externos.

“Utilities da América Latina consideram a perda de água e ineficiências da rede a sua mais alta prioridade”, disse Eddy Segal, diretor de Negócios da TaKaDu para América Latina. “As companhias de água na Colômbia, Brasil e Chile, assim como outras partes do continente, estão investindo em soluções para resolver esses problemas, e os nossos parceiros locais podem ajudar os serviços públicos de água usando o serviço avançado TaKaDu online”.