GeotecnologiasTodas as fases de desenvolvimento de um satélite – desde a análise, concepção e projeto, passando pela montagem e testes, até sua operação em órbita – serão apresentadas aos alunos do Curso de Inverno de Introdução às Tecnologias  Espaciais, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), de 10 a 26 de julho.

Estudantes da UFABC, UFMG, UFSC, UnB, Unicamp, Unifesp, Univap, USP, entre outras instituições brasileiras, assistirão a palestras e terão a oportunidade de fazer um breve estágio técnico. Serão três semanas de convivência com os especialistas do Inpe, que ensinarão noções básicas de Engenharia e Tecnologia Espaciais, especialmente em Engenharia de Sistemas.

O Curso de Inverno “Introdução às Tecnologias Espaciais” aborda ainda temas complementares de pesquisa e desenvolvimento de outras áreas do Inpe, como Matemática e Computação Aplicada, Ciência Espacial, Meteorologia e Observação da Terra. Os participantes também poderão conhecer o Miniobservatório Astronômico e o Centro de Visitantes, bem como as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Centro de Rastreio e Controle (CRC) do INPE.

O curso, gratuito, é realizado todos os anos pela Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE) do Inpe para treinamento de pessoal, troca de experiências e, ainda, despertar vocações e o interesse pelas oportunidades de mestrado e doutorado oferecidas pelo Instituto. Além dos universitários, o curso terá alunos do próprio Instituto, que atuam no instituto como terceirizados e bolsistas ou participam dos cursos de pós-graduação. São oferecidas 30 vagas externas e 20 internas.

A programação completa do Curso de Inverno está disponível na página do Curso de Inverno.

Fonte: INPE