A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e destacou a importância da observação da Terra para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Durante um evento paralelo organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA), a importância de se observar a Terra do espaço entrou em foco, principalmente em como é possível promover a avaliação e monitoramento das alterações climáticas, biodiversidade e degradação de terras.

Land degradation in central Sudan_Rio+20
Monitoramento da degradação do solo no Sudão

Segundo informações da ESA, satélites de observação da Terra permitem um controle eficaz, confiável e acessível de nosso planeta, tanto em escala globais quanto locais. Em muitos casos, é a única maneira de se obter informação sobre variáveis ambientais. O grande volume de dados adquiridos a partir de mais de 30 anos de observações de satélite garante aos cientistas uma visão única e detalhada das mudanças nas características físicas da superfície terrestre.

As contribuições que as observações espaciais podem trazer para o monitoramento ambiental foram reconhecidas, no evento, pelos órgãos: Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e pela Convenção de Diversidade Biológica (CBD).