Geotecnologia_transporte escolarO município de Ortigueira localiza-se na região dos Campos Gerais no Estado do Paraná. Possui uma área de pouco mais de 2,4 mil km², com  cerca de 59% dos habitantes residindo na área rural do município. Assim, a demanda com o transporte escolar é significativa, sendo que grande parte das escolas são localizadas na área urbana.

Atualmente o município tem um custo de aproximadamente 3,5 milhões de reais por ano com transporte escolar. Parte deste valor é subsidiado pelo Governo do Estado, ficando a maior parte por responsabilidade do município.
Diante desta realidade a prefeitura, através da Secretaria de Educação, contratou a empresa Senografia, de Curitiba, para modernizar o transporte escolar do município.

Cadastro

Para ter informações precisas para o projeto, todas as estradas rurais do município foram cadastradas com uso de GPS, obtendo, desta forma, distâncias reais das estradas e identificando estradas abandonadas, com difícil acesso e cadastrando pontos de  interesse do transporte escolar. O objetivo do cadastro é obter informações precisas para a utilização em um GIS que forneça ao município informações confiáveis a serem aplicadas ao projeto. A partir deste mapeamento, poderão ser realizados planejamentos eficazes, identificando estradas que precisam de reformas ou melhorias, contando ainda com informação para a abertura de novas rodovias.

Segundo um dos técnicos da empresa Senografia, o sistema é completo e preciso. “Esperávamos encontrar 3.500 quilômetros de estradas passiveis de utilização pelo transporte escolar, mas concluímos que somente é possível trafegar por apenas 1.300 km de estradas. O sistema irá, com certeza, mudar para melhor a realidade dos alunos e modificar o planejamento das linhas do transporte escolar”, explica o técnico da empresa.

Como funciona

Em posse destas informações, o município pretende investir num sistema de gestão para o transporte escolar, o qual contempla recursos que permitem a geração de rotas de transporte e de recursos que permitam adotar novos critérios a serem praticados. Estes critérios estão diretamente ligados ao transporte escolar, tais como: veículos e sua capacidade, localização geográfica das escolas com informações do número de vagas, séries, turnos, informações de matrícula, disponibilidade de vagas, localização geográfica de escolas e alunos e outras variantes que propiciam uma gestão global do transporte.

Será incorporado no processo da matricula, equipamentos do tipo data loggers que permitem com um simples clique de botão, obter uma posição geográfica. O equipamento será disponibilizado ao aluno que, quando estiver em sua residência, irá utilizá-lo para definir a sua posição geográfica. Em posse desta informação, o aluno, quando matriculado, fará parte de um cadastro georreferenciado tendo além de informações cadastrais a exata localização de sua moradia.

Estas informações deverão auxiliar em outras áreas do município, tendo como previsão a inclusão de outras informações georreferenciadas como: postos de saúde, serviços públicos em geral, pontos turísticos, residências, estradas rurais, entre outros, fornecendo dados importantes para o planejamento do município.