Aliando sustentabilidade à alta tecnologia, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello visa se transformar em um dos mais importantes complexos de pesquisa aplicada do mundo. Mais conhecido como Cenpes, no centro de pesquisa da Petrobras são desenvolvidas tecnologias tanto para melhorar os processos existentes, quanto para procurar novas fontes de energia renovável.

Desde sua expansão, em 2010, o centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico vem investindo em inovações e ferramentas necessárias para o avanço dos recursos de pesquisa do setor de energia. Uma das empresas responsáveis pela instalação de ambientes de realidade virtual e salas colaborativas é a Absolut Technologies, especializada na integração de soluções de visualização.

SALA_Cenpe_Absolut TechnologiesEm 2010, o projeto da sala de projeções foi baseado em uma Holoscape, um sistema que combina a possibilidade da imersão de uma Caverna Digital com comprimento total de tela de 15×2,40m. Dois anos depois, a Holoscape foi substituída por uma ferramenta de visualização científica imersiva chamada Domo, que compõe uma sala de demonstração com sistema de projeção simultânea em uma tela frontal e no piso da sala, onde permite ao usuário uma experiência sensorial, fazendo sentir-se dentro do ambiente virtual.

Hoje, as soluções integradas de última geração no Cenpes consiste em salas de visualização compartilhada, ambientes de imersão com telas enormes e projeções de altíssima resolução (Cave Lite e Domo), que tornam o trabalho mais  eficaz. Os ambientes colaborativos criados são compostos, dentre outros, por sistemas de videoconferência que permitem interação entre os diversos laboratórios de realidade virtual da Petrobrás, sistema de automação Crestron, além de projeção e sistema de áudio de alta qualidade.

CAVE_Cenpe_Absolut Technologies

Com informações da Absolut Technologies