Durante a semana passada, o satélite de Observação da Terra Deimos-1 monitorou um grande incêndio florestal que ocorreu no Barrocal Algarvio, em Portugal, com imagens obtidas em menos de 48h, permitindo obter uma estimativa precisa da extensão dos danos.

Incêndio_Deimos Engenharia
Figura 1

Como se pode constatar na imagem capturada pelo satélite (Figura 1), no dia 23 de julho, às 13h02, o incêndio afetou de forma significativa uma extensa área florestal, identificada pelo satélite. A estimativa preliminar da área afetada, feita pela Deimos Engenharia com base nesta imagem de satélite, indica que a devastação foi de cerca de 19,773 hectares.

Na imagem obtida em 20 de julho (Figura 2), em que o incêndio ainda se encontrava ativo, são visíveis algumas colunas de fumaça na imagem de satélite, e já haviam sido consumidos cerca de 12.626 hectares.

Figura2_Incêndio_Deimos Engenharia
Figura 2

O sistema de obervação da Terra Deimos-1, composto pelo satélite e por todo o segmento de controle das operações, é propriedade do Grupo Elecnor Deimosi, do qual a Deimos Engenharia faz parte. O satélite transporta uma câmera óptica que opera em 3 bandas espectrais diferentes (verde, vermelho e infra-vermelho próximo), com uma resolução espectral de 22 metros. O satélite orbita cerca de 15 vezes por dia e é capaz de capturar uma imagem de qualquer ponto da Terra, por exemplo de toda Portugal, a cada 3 dias.

+Info
Deimos Engenharia
Nuno Ávila: nuno.avila@deimos.com.pt
Telefone: +351 (21) 893-3010