Foto: divulgação

A Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, em inglês), uma das mais importantes competições do setor, encerrou as inscrições em julho e agora se prepara para a fase final de votação. O Brasil, que tem como organizador oficial na competição a MundoGEO, teve oito projetos cadastrados. Até 14 de setembro será escolhido o vencedor regional, e em outubro será anunciado o Galileo Master, grande vencedor.

No edição passada da ESNC, o Brasil teve apenas três trabalhos inscritos. De acordo com dados divulgados pela organização do evento, em 2012 o Reino Unido teve 77 projetos cadastrados, sendo o país que encabeça a lista. Ao todo, foram 406 aplicações, dentre os 24 países que participaram da competição.

Já com relação aos prêmios, a Agência Espacial Europeia teve 116 inscrições, seguida da Agência Europeia de GNSS (67), HPI – Monitoramento de Frotas (67),
University Challenge (43), Centro Aeroespacial Alemão (33), ITRI (25) e o Living Lab (20).

Em 2011, na etapa brasileira, o GeoCap – Sistema de Gerenciamento de Acidentes com Cargas Perigosas – foi o vencedor. Através da combinação das coordenadas geográficas de um acidente com cargas perigosas, o GeoCap permite determinar as sub-bacias afetadas e gerar alertas.

Acompanhe todos os passos da votação, até outubro, pelo Portal MundoGEO .