GeoPantanal 2012O Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (4º GeoPantanal) teve 192 artigos inscritos para avaliação, superando as três edições anteriores. Em 2010, foram 178 artigos submetidos; em 2009 foram 156; e em 2006 a comissão técnica recebeu 130 trabalhos. O evento vai ocorrer em Bonito (MS), de 20 a 24 de outubro de 2012.

Este ano os organizadores esperam superar, também, o número de inscritos nas diversas atividades que incluem palestras com renomados cientistas do Brasil e do exterior, mesas-redondas, cursos e painéis. Na primeira edição, realizada em Campo Grande (MS), houveram 234 participações. A segunda, que ocorreu em Corumbá (MS), contou com 244 pessoas. Já o terceiro simpósio foi realizado em Cáceres (MT) e teve 280 participantes.

O GeoPantanal é voltado a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam com geotecnologias no Brasil e no exterior. Os temas estão relacionados a trabalhos desenvolvidos com o uso de geotecnologia para estudos sobre turismo, chaco e sustentabilidade, tendo entre eles, agropecuária, análise de paisagem e aplicações computacionais.

A organização é da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site do GeoPantanal.

Por Nadir Rodrigues – Embrapa Informática Agropecuária