Tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa relacionados aos temas sustentabilidade e economia verde integram o aplicativo Atlantis, entre eles três contribuições em pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa Monitoramento por Satélite. O software foi lançado durante a Rio+20 e está disponível para consultas na internet.

O aplicativo foi desenvolvido com parâmetros e critérios para busca e sistematização das tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Empresa. Uma ampla consulta foi realizada junto às 47 unidades da Embrapa para a experiência piloto voltada para os temas da Conferência Rio+20. As contribuições da Embrapa Monitoramento por Satélite que já integram o aplicativo são voltadas para os temas integração lavoura-pecuária-floresta, biodiversidade e recuperação de pastagens degradadas. O software foi elaborado sob coordenação da Embrapa Meio Ambiente e está disponível no endereço www.cnpma.embrapa.br/atlantis2.html.

WebGIS

Aplicativo Atlantis_WebGISMapeamento de pastagens degradadas, tipos de solos, mapa de risco de erosão e uso e cobertura das terras são algumas das informações disponíveis no WebGIS desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Mapastore, liderado pela pesquisadora Cristina Rodrigues. O sistema, que abrange uma área de estudo no município de Guararapes (SP), vai contribuir para difundir informações estratégicas para o produtor rural e para estudos da dinâmica agropecuária regional e de seus impactos ambientais e socioeconômicos, importantes para ações de planejamento e gestão territorial na região.

Silvicultura

O pesquisador Fábio Henrique Torresan é o responsável pelo levantamento de espécies da avifauna e mastofauna em uma propriedade de silvicultura de Eucalipto, no interior do Estado de São Paulo. A ação faz parte do projeto de pesquisa SilvSust. Os levantamentos vão ajudar a compreender como as espécies silvestres utilizam os recursos de paisagens agrícolas e florestais e devem contribuir para a geração de índices de diversidade como indicador de sustentabilidade para a atividade.

 Sistemas Agroflorestais

Um estudo liderado pelo pesquisador Édson Luis Bolfe desenvolveu metodologia para estimativa de biomassa e carbono em sistemas agroflorestais utilizando sistemas de informações geográficas, imagens de satélites, inventários agroflorestais, análises florísticas e estruturais. O estudo foi realizado em Tomé-Açu (PA), na região Amazônica, onde é crescente a condução de Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite