4º GeoPantanalO 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (4º GeoPantanal) vai receber palestrantes internacionais da América Latina e dos Estados Unidos, que têm grande experiência na aplicação de ferramentas de geotecnologias em áreas umidas. A programação do evento inclui mesa-redonda, cursos teóricos e práticos, painéis e sessões orais. As atividades serão realizadas de 20 a 24 de outubro de 2012, no Wetiga Hotel, em Bonito (MS).

Entre os pesquisadores convidados está o especialista em gestão de risco Rodolfo Ayala Sánchez, da Bolívia. Doutor em geofísica pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, na França, ele vai falar sobre o uso de geotecnologias para monitorar o impacto dos grandes projetos de desenvolvimento na área do Pantanal boliviano. Além de abordar o impacto que as áreas úmidas estão sofrendo na região por causa desses megaprojetos, Ayala Sánchez mostrará como é feito o monitoramento desses locais para alcançar o desenvolvimento sustentável e a conservação dessas áreas.

O cientista Stephen K. Hamilton, doutor em ciências biológicas pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, ministra a palestra “Observing inundation in tropical floodplains with remote sensing and ground-based approaches”. Hamilton, que morou no Pantanal brasileiro, vai contar um pouco dessa experiência e compartilhar estudos usando sensoriamento remoto feitos no País, assim como, em outros países da América do Sul e em áreas úmidas da Austrália.

A ecóloga e doutora em ciências naturais pela Universidade de La Plata, na Argentina, Sandra Edith Torrusio também estará presente ao simpósio. Como pesquisadora da Conae (Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina), ela vai ministrar a palestra “Proyectos Satelitales y Ejemplos de Aplicación – Comisión Nacional de Actividades Espaciales (Conae) de Argentina”, na qual falará sobre a instituição e os projetos realizados em parceria com a Nasa, a agência espacial americana, e com outros organismos internacionais.

O 4º GeoPantanal é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pela internet. Para estudantes de nível médio, graduação e professores dos níveis fundamental e médio, custam 90 reais. Os estudantes de pós-graduação pagam 140 e os demais profissionais, 330 reais. Os cursos custam 70 para todos os interessados. O MundoGEO apoia este evento. Mais informações estão disponíveis site do 4º GeoPantanal.

Por Nadir Rodrigues – Embrapa Informática Agropecuária