Semana Webinars MundoGEO_GeotecnologiasO MundoGEO realizou uma semana inteira de seminários online, com 3.082 participantes no total. Os destaques ficaram por conta das apresentações sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) e o uso de Sistemas de Informação Geográfica (GIS, na sigla em inglês) para tomada de decisão.

Vants

Em parceria com algumas das principais empresas do setor, o MundoGEO realizou no dia 13 de agosto um seminário online que abordou o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) para o setor de mapeamento. No webinar foram apresentadas as características, aplicações e tendências dos Vants nas áreas de meio ambiente, florestal, agricultura, infraestrutura, entre outras.

Dados geoespaciais na nuvem

Em parceria com a empresa Space Imaging do Brasil, o webinar de 14 de agosto abordou o que há de mais moderno e sofisticado em sistemas online para visualização de dados geoespaciais. No webinar foi apresentado, em detalhes, um sistema online de alta tecnologia que permite acesso via web a bancos de imagens de satélite de alta resolução. Esses sistemas estão sendo bastante utilizados por grandes empresas de diversos setores, como mineração, energia, agricultura, defesa, entre outros.

gvSIG

O MundoGEO e a Associação gvSIG realizaram, no dia 16 de agosto, um webinar sobre o software livre gvSIG, um projeto de código aberto que permite seu livre uso, distribuição, estudo e melhora. Durante o webinar, foi realizada uma breve introdução às características do projeto e sua organização, seguida de uma série de demonstrações nas quais o gvSIG mostrou-se um software com grande capacidade de trabalho como GIS vectorial e raster, para análise de redes ou como GIS 3D. Os apresentadores falaram diretamente de Valência, e a maioria dos participantes eram da América Latina, com grande interação através de perguntas feitas pelo chat.

SuperGIS

Realizado em parceria com a empresa brasileira Engesat, o webinar do dia 17 de agosto abordou as tecnologias para GIS da companhia chinesa SuperGeo. As soluções de GIS oferecidas pelos softwares da SuperGeo, tanto em Desktop, Server ou Mobile, são ferramentos no estado da arte para os usuários de tecnologias da geoinformação. Participaram do webinar profissionais e acadêmicos que já usam ou procuram usar  tecnologias GIS nas mais diversas aplicações,  como por exemplo nas áreas ambiental, planejamento urbano, cadastro, agricultura, etc..

“A Semana de Webinars MundoGEO foi um período de integração da comunidade iberoamericana através da geoinformação”, afirma Eduardo Freitas, mediador dos seminários online. “Foram profissionais, acadêmicos, especialistas e tomadores de decisão de praticamente todos os países da América Latina, além de Portugal, Espanha e também de alguns países africanos, como Angola e Moçambique”, conclui.

Segundo Emerson Granemann, diretor da MundoGEO, a empresa organiza seminários online há mais de três anos. “Já foram realizados mais de 80 webinars, desde 2009, reunindo em média mil participantes em cada evento online”, finaliza.