Semana Webinars MundoGEO_GeotecnologiasO MundoGEO, em parceria com o Instituto Geodireito (IGD), realizou na última quinta-feira (30) um seminário online sobre a  criação da Agência Nacional de Cartografia, a Ancar, e do Código Cartográfico Nacional (CCN). Com presença de mais de 700 pessoas na sala online, o evento debateu amplamente os temas.

A criação da Ancar e do Código Cartográfico Nacional (CCN) foi proposta em maio deste ano, pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012.  Para o deputado, as discussões devem ser pautadas em sete grandes objetivos: criar o CCN, aprimorar a governança setorial, fortalecer o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em suas funções, criar a Ancar, aprofundar os esforços para que a União e os cidadãos tenham uma plataforma cartográfica única e confiável e fortalecer a indústria e os profissionais do setor.

A apresentação do webinar ficou por conta de Luiz Antonio Ugeda Sanches, presidente do IGD, advogado e geógrafo, doutorando em Geografia na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito e em Geografia pela PUC/SP. Segundo o presidente, o webinar contribuiu para disseminar o conhecimento cartográfico e jurídico aos profissionais e demais interessados em identificar formas de regulação da infraestrutura cartográfica.

Mediado por Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher do MundoGEO, o seminário online teve intensa participação do público online, que usou a oportunidade para opinar e debater sobre o tema. “Foi muito bom mediar o webinar sobre a Ancar. Tivemos 1.400 inscritos e 750 conectados de todos os estados brasileiros, além de Portugal, Espanha, Bolívia, México, Chile, EUA e Argentina. Recebemos mais de 320 interações com comentários e perguntas”, afirmou.

Para o diretor, a participação da comunidade é muito importante para formatar o projeto. “Avaliando as pesquisas e os comentários, percebemos que a comunidade apoia a necessidade de mudanças no quadro atual da cartografia nacional. Na minha opinião, este debate sobre o melhor formato do projeto de lei será muito positivo na medida que reúna os diversos segmentos que formam este mercado. Penso que o caminho é o de unir esforços para  debater o melhor formato de uma agência eficiente e fortalecer a Concar, IBGE, DSG e as empresas e profissionais multidisciplinares que atuam no setor”, conclui.

Durante a realização do webinar, foi criado um grupo online dedicado inteiramente às discussões sobre a criação da Ancar. Para deixar sua opinião, acesse o grupo na rede social GeoConnectPeople. É possível realizar contribuições ao Projeto de Lei. Para isso, envie sua opinião para igd@geodireito.com até o dia 7 de setembro de 2012. O IGD informa que irá analisar todas as propostas enviadas.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!