A edição 2012 do Rally da Pecuária, expedição técnica que avaliará a pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens, terá mais uma vez a participação da Embrapa. A expedição, que teve início no dia 21 de agosto, vai percorrer ao todo 40 mil quilômetros em 9 Estados para coletar, pelo segundo ano, informações sobre as condições de pasto e do gado de corte nacional. A Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas/SP) vai participar utilizando dados orbitais para a identificação e localização de níveis de degradação dos pastos. As ações estão vinculadas a dois projetos de pesquisa, GeoDegrade e GeoRastro , que tem como tema o monitoramento de pastagens degradadas e a rastreabilidade animal.

Embrapa participa do Rally da Pecuária_Imagens de satéliteAs equipes já percorreram regiões nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará, visitando fazendas, coletando amostras de pastagens e realizando palestras. Um técnico da Embrapa Monitoramento por Satélite vai se juntar à expedição na cidade de Campo Grande, que nesta etapa passará por Corumbá, Dourados, Umuarama e Londrina. Os dados de campo servirão para calibrar e validar os resultados obtidos a partir da análise das séries temporais de imagens de satélites, utilizadas para caracterizar os níveis de degradação dos pastos. Também serão levantados subsídios para o desenvolvimento de um sistema de geodecisão para a gestão da produção extensiva de bovinos de corte.

Para o pesquisador e Chefe de P&D da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe, a participação neste segundo ano consecutivo na expedição, junto com instituições de pesquisa e empresas, fortalece as ações de pesquisa da Embrapa ao integrar informações temporais obtidas por imagens de satélite a uma grande quantidade de dados sobre as condições das pastagens em campo.

A expedição é inspirada nas nove edições já realizadas pelo Rally da Safra e tem coordenação das consultorias Agroconsult e Bigma e apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa Monitoramento por Satélite, além de diversas empresas do setor. A previsão é de que o Rally da Pecuária termine no dia 1º de outubro. Os dados obtidos durante a expedição deverão ser apresentados ainda neste ano.

GeoDegrade e GeoRastro

O projeto de pesquisa GeoDegrade, que pretende identificar e monitorar os processos de degradação de pastagens, abrange áreas nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. As informações em escalas regionais e nacionais são necessárias para dimensionar, de forma ampla e eficiente, a magnitude do problema e, com isso, subsidiar as políticas públicas nas tomadas de decisões sobre a recuperação, o manejo e o uso dessas terras. Nesse caso, a utilização de geotecnologias, como as imagens de satélite, representa uma importante estratégia principalmente por tratar-se de áreas grandes e de difícil acesso. A pecuária brasileira é desenvolvida predominantemente a pasto e a degradação tem sido um grande entrave para o setor, causando prejuízos econômicos e ambientais.

Outro projeto da Embrapa Monitoramento por Satélite, o GeoRastro, tem como objetivo desenvolver um sistema de geodecisão para rastreabilidade da bovinocultura de corte, envolvendo a análise das práticas de manejo, sanidade, meio ambiente e produção sustentável. A idéia é integrar tecnologias para determinar e autenticar a origem geográfica do gado, a adesão às práticas de boa produção e a aplicação de um sistema de gerenciamento de qualidade no campo. O projeto explora o uso de dispositivos mecânicos e eletrônicos, como GPS, para coleta e registro de informações relacionadas, por exemplo, à mobilidade do animal, ao manejo e à sanidade.

Esses dados serão integrados com informações ligadas a aspectos ambientais, como condições climáticas, tipo de vegetação, quantidade de fitomassa, hidrografia, uso e ocupação das terras, tipo de solo, topografia, indicadores de degradação das pastagens, entre outros. O projeto visa buscar atender à crescente demanda por segurança e qualidade alimentar na produção extensiva de carne.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!