Satélite de observação Spot6_Lancamento
Lançamento do satélite Spot 6 na Índia

O satélite de osbervação da Terra Spot 6, contruído pela companhia Astrium, foi lançado com sucesso em órbita, a partir da Índia, no último fim de semana. O aparelho vai se unir ao Pléiades 1A, satélite de altíssima resolução, que já está em operação. Segundo a Astrium, a partir de 2014 a constelação ficará completa, com o lançamento dos satélites Pléiades 1B e Spot 7.

O Spot 6 é um satélite óptico de alta resolução. Tal como o seu gêmeo Spot 7, tem uma faixa de cobertura  de 60 km e irá fornecer produtos com resolução de até 1,5 metros. Os satélites irão assegurar a continuidade do serviço de satélites Spot 4 e 5, que estão em operação desde 1998 e 2002, respectivamente.

Novas estações receptoras

A Astrium Services anunciou na última semana, que assinou um acordo com o governo do México para a instalação de novas estações ao sul da Cidade do México, a partir de setembro. Equipado com uma antena de alta tecnologia e uma nova geração de terminais Spot, a estação irá receber incialmente imageamento do Spot 5, e também do novo Spot 6, assim que o satélite estiver funcionando comercialmente.