Planejamento AmbientalA Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), uma instituição federal de ensino superior que faz parte do IBGE, fundada em 1953, abriu inscrições para especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território e para mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

Mestrado

O mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atividades de docência e pesquisa, e de profissionais que possam desenvolver abordagens teóricas, métodos e práticas para a produção, análise, interpretação, preservação e disseminação de estatísticas e informações que ampliem o conhecimento da realidade demográfica, econômica, social, territorial e ambiental do país. O mestrado se insere na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da Capes, na área específica de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

O processo seletivo será realizado em três fases, todas de caráter eliminatório. As duas primeiras fases ocorrem em 29 de outubro e consistem na prova de inglês (das 9h30 às 11h30) e na prova de conhecimentos gerais e de conhecimentos básicos de matemática e de estatística (das 13h30 às 17h30). A terceira fase consiste na análise e avaliação da documentação e entrevista, de 10 a 11 de dezembro. O resultado final será divulgado em 14 de dezembro.

O programa oferece anualmente até 30 vagas, prevendo bolsas de estudo (Capes, IBGE) a serem concedidas aos alunos que se dedicarem em tempo integral ao curso, por ordem de classificação na seleção. As incrições vão até 10 de outubro. Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo.

Especialização

O curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, iniciado em 1997, tem por objetivo aprimorar a formação e a qualificação profissional daqueles que pretendem atuar ou que já atuam como planejadores, nas esferas pública e privada, formulando e implementando estratégias de apropriação e de uso dos recursos naturais orientadoras dos processos de gestão e organização do espaço territorial. O curso será desenvolvido enfatizando questões pertinentes à formação de gestores ambientais, que serão trabalhadas considerando uma clientela multidisciplinar.

O processo seletivo será realizado em duas fases, todas de caráter eliminatório. A primeira fase ocorre em 9 de novembro e consiste na prova de português e matemática (das 13h30 às 17h30). A segunda fase consiste na análise e avaliação da documentação e entrevista, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro.

O programa oferece anualmente até 30 vagas. As inscrições vão até 19 de outubro. Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo.

Mais informações também podem ser obtidas na secretaria da Gerência de Registro e Controle da ENCE: (21) 2142-4690 e 2142-4696. Os cursos têm início previsto para o mês de março de 2013.

Com informações do IBGE