Com o objetivo de fomentar o debate sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), a Imagem reuniu no dia 13 de setembro, em São Paulo (SP), representantes do IBGE, Emplasa, Prodam, Embrapa, Cetesb e de várias secretarias da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Comprometida com o processo de implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, a Imagem apresentou o Projeto ArcGIS para Inde aos participantes do encontro e reforçou seu apoio aos clientes para se tornarem “Nós da Inde”, sendo capazes de produzir dados, metadados e geoserviços nos padrões da Inde.

No evento, a Imagem comentou sobre os direcionadores que levam as organizações, o Estado e as empresas a criarem redes e infraestruturas para o compartilhamento das informações e recursos geoespaciais e sobre os elementos de uma IDE (Infraestrutura de Dados Espaciais), com destaque para a questão de infraestrutura tecnológica apoiada em soluções de Computação em Nuvem.

Casos nacionais e internacionais que corroboram esta visão foram apresentados e, além disso, o grupo discutiu sobre a redefinição dos papéis do governo e da iniciativa privada no estabelecimento de IDE’s.

O encontro contou com as palestras dos Srs. Wadih João Scandar Neto e Hesley Py da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE sobre os recursos hoje existentes e a visão de futuro.

“Acreditamos na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais e na sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e colocamo-nos à disposição para trabalhar juntos para a ascensão da Inde, proporcionando por meio do Sistema ArcGIS, mais agilidade na construção deste processo”, Lúcio Graça, Diretor Executivo da Imagem.

Imagem promove debate sobre INDE em São Paulo
Imagem promove debate sobre a Inde em São Paulo