4º GeoPantanalEstudos sobre o uso de geotecnologias para o bioma Pantanal serão abordados em  palestras de especialistas da Argentina, Paraguai e Reino Unido, proferidas durante o 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (4° GeoPantanal). Os conferencistas  abordarão resultados de levantamentos em sensoriamento remoto para interpretação de regiões do Pantanal, por meio de imagens de satélites e informações contidas em bancos de dados públicos.

A pesquisadora Mercedes Salvia, do Instituto de Astronomia e Física do Espaço, da Argentina,  irá ministrar palestra sobre a contribuição do sensoriamento remoto para o entendimento dinâmico do Delta do Paraná. O trabalho analisa a contribuição das geotecnologias para o estudo das zonas úmidas funcionais em geral, enfatizando como e em que condições a análise dos dados de sistemas de observação da Terra pode monitorar processos regionais em uma determinada área.

A região do Gran Chaco também será uma das temáticas do simpósio. Limitado fisicamente pelo Pantanal, o Gran Chaco sofre os efeitos do desmatamento e mudanças nas zonas de captação de água que afetam o bioma. O diretor da organização Guyra Paraguay, Angel Alberto Yanosky, propõe uma metodologia para monitorar o desmatamento dessa região. A pesquisa se baseia no uso de banco de dados de imagens de satélite disponíveis para acesso público pela internet.

Já a palestra “Distributing biodiversity data through the web: The Geospatial Center for Biodiversity in Bolivia”, sobre dados de biodiversidade na internet, será ministrada pelo pesquisador Humberto Perotto-Baldivieso, da Universidade Cranfield (Reino Unido). Em parceria com a Universidad Autónoma Gabriel Rene Moreno, a temática do projeto apresenta uma plataforma digital que permite a utilização de informações e imagens de satélite para interpretação e promoção da gestão sustentável da biodiversidade da Bolívia.

As atividades serão realizadas de 20 a 24 de outubro de 2012, no Wetiga Hotel, em Bonito (MS). O simpósio é voltado a profissionais de comunidades acadêmico-científicas como pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação que atuam com geotecnologias no Brasil e no exterior. O programa inclui mesa-redonda, cursos teóricos e práticos, painéis e sessões orais. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pela internet, no endereço www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012.

Os organizadores do 4º GeoPantanal são a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!