A Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e o Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPSRM-UFRGS), anunciam o XVII Congresso Brasileiro de Meterorologia, que retorna ao Rio Grande do Sul 29 anos após a realização de sua segunda edição. O Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET) é realizado a cada dois anos. Sua primeira edição ocorreu em 1980, em Campina Grande (PB).

Congresso Brasileiro de MeterorologiaO evento será realizado em Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul de 23 a 28 de setembro de 2012, juntamente com o I Encontro de Meteorologia dos países do Mercosul e Associados e o IV Encontro Sul Americano de Aplicações do sistemas EUMETCast para o monitoramento meteorológico e ambiental.

EUMETCast

O principal objetivo do IV Encontro é apoiar e promover o intercâmbio técnico-científico entre os usuários dos sistemas EUMETCast e GEONETCast Américas para o monitoramento meteorológico e ambiental. A partir desta edição, o Encontro está aberto para apresentação de trabalhos técnico-científicos, nos quais tenham sido utilizados dados e produtos relativos aos dois sistemas de difusão de informações meteorológicas e ambientais.

A primeira edição do evento foi realizada em 2009 em João Pessoa (PB). A quarta edição se realiza no âmbito do XVII CBMet, promovido pela Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos  (Eumetsat) em conjunto com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas. O Encontro será realizado nos dias 24 e 24 de setembro. Confira a programação.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!