O satélite de observação “Francisco de Miranda”, o segundo que a Venezuela desenvolveu em cooperação com a China, foi lançado no útlimo sábado (29/9) com sucesso no centro espacial de Jiuquan, localizado no deserto de Gobi, na província chinesa de Gansu.

“O lançamento foi um absoluto sucesso , informou Manuel Fernández, vice-ministro das Telecomunicações do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este é o segundo lançamento que a Venezuela realiza na China. Em 29 de outubro de 2008, o primeiro satélite venezuelano, o “Simón Bolívar”, foi lançado da base de Xichang, e representou um investimento de 406 milhões de dólares, que incluiu o custo da construção da Base Aeroespacial Manuel Ríos Bamari.

Segundo satélite venezuelano é lançado com sucesso da China
Lançamento do satélite venezuelano na China

O “Miranda” terá como missão realizar observações relacionadas ao planejamento urbano, operações militares e luta contra mineração e cultivos ilegais. O aparelho – denominado formalmente VRSS-1, por suas sigla em inglês Venezuela Remote Sensing Satellite – teve um custo de 140 milhões de dólares, em um projeto que também conta com a construção, desenvolvimento e montagem da primeira fábrica venezuelana de satélites pequenos de Borburata (estado de Carabobo), que será inaugurada em 2013.

O satélite conta com quatro câmeras e tem capacidade de tirar até 350 imagens por dia, que permitirão uma visualização da superfície terrestre em uma resolução de de 2,5 metros.

Este lançamento, que aconteceu a nove dias das eleições presidenciais da Venezuela, foi apresentado como mais um passo para a soberania e independência tecnológica do país. Em Caracas, o lançamento foi transmitido em telões gigantes e presenciado por uma multidão.

A construção do aparelho foi responsabilidade da empresa tecnológica chinesa CGWIC, dependente da Corporação Aeroespacial da China, que também fabricou o “Simón Bolívar”.