Uma nova ferramenta desenvolvida pelo Simepar, Instituto Tecnológico localizado em Curitiba (PR), vai melhorar o acompanhamento das chuvas que ocorrem no Paraná e regiões vizinhas. Depois de três anos de pesquisa, o instituto lançou o Sistema Integrado de Estimativas de Chuva (Siprec), que associa a rede de estações pluviométricas a um satélite e dois radares, e permite apurar as chuvas ocorridas em áreas delimitadas.

De acordo com o meteorologista e pesquisador do instituto Leonardo Calvetti, a principal mudança é que o Simepar não depende mais apenas da rede de pluviômetros, que estão instalados em mais de 50 cidades, nas estações meteorológicas e hidrológicas. “A identificação das chuvas é feita por dois sistemas: o de pluviômetros, que faz a medição pontual, e o de sensoriamento remoto, que usa os radares e satélite e cobre as áreas que não possuem os pluviômetros”, explica.

A lógica do Siprec é de que ele permite identificar melhor onde está ocorrendo a chuva. “Se eu sei qual o volume de chuva que está acontecendo, identifico para onde a chuva está indo e sei onde pode ter inundação, por exemplo”, explica Calvetti. O monitoramento do volume de chuva em tempo real também vai ajudar a compor os modelos hidrológicos e de balanço hídrico.

O novo sistema pode auxiliar na prevenção de desastres. Se os meteorologistas delimitarem o volume de chuva que cai nas bacias de rios e cruzar os dados com os modelos hidrológicos de cada bacia, é possível prever com mais precisão as alterações no nível do rio e até emitir alertas para casos de deslizamentos e inundações. Outra área que será beneficiada é a agricultura de precisão.

Os mapas de estimativas de chuva do Siprec poderão ser visualizados na internet. Quem tiver interesse, pode contratar o serviço no próprio órgão. O preço é fixado de acordo com a necessidade de atualizações e precisão que o contratante desejar. Depois de contratado o serviço, o usuário pode fazer consultas online e localizar regiões, buscar dados e a informação quantitativa de interesse.

Estrutura

Ferramenta Simepar_Siprec
Exemplo de mapa de chuva gerado pelo Siprec às 18h do dia 10/09 contendo estimativas de precipitação acumuladas nas últimas 24 horas sobre os estados do Sul

Por enquanto, o Siprec conta com a estrutura de pluviômetros e a varredura feita por apenas um radar, do tipo Doppler Banda S, que está instalado em Teixeira Soares, no Sudeste do estado e tem abrangência de 200 quilômetros. A partir de 2013, um novo radar, do tipo Doppler de dupla polarização, será instalado em Cascavel, no Oeste, cobrindo praticamente todo o estado, com medições a cada dez minutos.

As estimativas por satélites, por sua vez, são processadas a partir de imagens do canal infravermelho do Satélite Goes 13 captadas a cada 30 minutos pelo sistema de recepção de imagens ambientais do Simepar. O valor de chuva é obtido pela técnica denominada CST (Convective Stratiform Technique) que classifica informações do topo das nuvens em chuva convectiva (tempestades) e estratiforme (fraca a moderada). Desse modo, a chuva resultante do Siprec pode ser definida como um campo horário de precipitação com resolução de 4 km X 4 km na qual cada pixel recebe um peso para a estimativa de radar, satélite e pluviômetros mais próximos correspondente às características climatológicas de determinada região.

Fonte: Simepar


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!