O programa de levantamento geológico básico executado pela Serviço Geológico do Brasil (CPRM) envolve uma parceria estratégica com 15 universidades públicas para formar novos geólogos e ampliar o conhecimento geológico do território brasileiro. Já são sete anos de parceria e os resultados somam 65 folhas concluídas, totalizando 195 mil km2 de área mapeada na escala de 1:100.000. Cada folha possui 3 mil km2 e traz informações que poderão ser utilizadas para pesquisa de recursos minerais, gestão territorial e meio ambiente.

“Estamos transferindo tecnologia para formar novos geólogos e acelerar o conhecimento geológico do País”, explica Reginaldo Alves, chefe do Departamento de Geologia. Nos próximos dois anos outras 66 folhas serão finalizadas, o que corresponde a mais 198 mil km2 de áreas que serão mapeadas em diversas regiões do País.

CPRM no 46º Congresso Brasileiro de Geologia
Estande do CPRM no 46º Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece esta semana em Santos (SP)

A coleta dos dados no campo reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação em geologia. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das instituições mais atuante, concluiu 22 folhas, entre elas: Curvelo, Taiobeiras, Carangola, Nova Venécia e Montes Claros, lançadas no congresso.

“O projeto transcende a simples confecção de um mapa geológico, vai além dos recursos financeiros porque estimula a qualificação de pessoal e a produção de conhecimento científico”, avalia Antônio Carlos Pedroso Soares, do Departamento de Geologia da UFMG. Segundo o pesquisador o trabalho envolveu 60 estudantes e ajudou na elaboração de teses de mestrado e doutorado.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro participa ativamente do projeto. A instituição  concluiu 10 folhas. Já a UnB executou 15 mapas. As universidades agora se preparam para uma nova série de mapeamentos. “Essa troca de experiência é fundamental porque agrega novas metodologias e tecnologia de ponta”, destaca o diretor-presidente Manoel Barretto.  Todos os mapas em formato digital estão disponíveis no Geobank.

Fonte: CPRM


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!