GeoprocessamentoA Trimble Brasil, com sede em Campinas (SP), está doando 80 licenças dos programas SketchUp e Tekla para a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que somam aproximadamente 2 milhões de reais. A transferência faz parte de uma parceria assinada pela multinacional e a instituição de ensino em março deste ano, com a finalidade de disponibilizar tecnologias de ponta para utilização durante as aulas do curso.

Esta primeira transferência feita pela Trimble Brasil compreende 40 licenças do programa SketchUp. Este sistema, em sua versão profissional, é bastante utilizado por engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil no desenvolvimento de projetos de engenharia em 3D, além de design. As outras 40 licenças são do software Tekla, utilizado, principalmente, pelas empresas do setor de Óleo e Gás, em franca expansão no Brasil.

Com estes software à disposição, a os graduandos do curso de Engenharia Civil da Unicamp passam a ter acesso ao que há de mais moderno em termos de equipamentos durante as aulas, já se familiarizando com as ferramentas que terão contato no dia a dia de trabalho após a conclusão do curso.

Para o diretor da Trimble Brasil, Carlos Alberto Nogueira, a empresa mantém acordos semelhantes nos 21 países onde atua com unidades próprias. “É uma forma de contribuirmos para a formação de futuros profissionais, qualificando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e à realidade das empresas”, explica Nogueira.

Pesquisa e Parcerias

Além de contratar técnicos e engenheiros para formar sua equipe local, a companhia também tem como objetivo treinar profissionais localmente para atender suas demandas futuras.

Dentro do memorando de intenções de parceria com a Unicamp, a Trimble Brasil se comprometeu a instalar um laboratório completo de topografia e agricultura, além de colaboração mutua para desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento tecnológico, criação da Trimble University (área para treinamento de universitários e profissionais de todo o País), criação de programas de trainee para os jovens que cursam a Universidade, dentre outras ações que serão estudadas em conjunto.


Aproveite a nova promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você renova só em 2014, concorre a um navegador GPS da Garmin e ganha mais 1 ano!