O MundoGEO está participando do Intergeo, evento internacional voltado para a indústria da geotecnologia que acontece de hoje (9/10) até a próxima quinta-feira na Alemanha. Em sua 18ª edição, o Intergeo conta com diversos eventos paralelos.

O Intergeo se tornou o maior evento mundial do setor de tecnologias geoespaciais, com mais de meio milhão de usuários no seu website, 500 empresas na exposição, 16 mil visitantes na feira, provenientes de 80 países.

Estande do MundoGEO no Intergeo

Palestrantes de renome internacional estão no Intergeo, como Cornelia Rogall-Grothe, secretária de estado do Ministério do Interior, Steven W. Berglund, presidente e CEO da Trimble, e CheeHai Teo, presidente da Federação Internacional de Geômetras (FIG).

A tecnologia de computação em nuvem (cloud) será abordada durante a apresentação do WebAtlasDE, um projeto piloto das autoridades de mapeamento regional da Alemanha. O GeoDataBarCamp também será uma oportunidade única para o debate de questões fundamentais, como por exemplo o valor dos dados livres para a sociedade.

Eventos como o de Fukushima, no Japão, levaram toda a sociedade a re-pensar a questão da energia nuclear. A própria Alemanha concordou em eliminar este tipo de fonte de energia até 2020, em troca de fontes renováveis. As tecnologias geoespaciais têm um papel fundamental nesse tipo de mudança nas políticas energéticas, sendo destaque na programação do Intergeo.

O segmento técnico da conferência terá como foco o escaneamento a laser, modelagem 3D e otimização de processos. Captura de dados integrados, processamento de grandes volumes de informação e visualização dos resultados – tudo isso em um único processo – são questões chave em muitas áreas. Por isso, sensores e softwares têm papel importante.

Eventos paralelos

O Conselho de Mapeamento Geodésico Europeu (CLGE, na sigla em inglês) está organizando a 3a Conferência Europeia de Agrimensores e seu encontro geral anual como parte das atividades do Intergeo, com o tema “Proteção da Propriedade na Europa”, um tópico importante em época de crise econômica e financeira. Membros de 35 países estarão juntos para compartilhar ideias no dia 11 de outubro, durante o Intergeo.

A primeira Conferência Nacional Inspire, organizada pelo Ministério Federal do Interior Alemão e a Sociedade Alemã de Geodésia, Geoinformação e Gestão Territorial (DVW, na sigla em alemão), será realizada como parte do Intergeo. Este evento também vai tratar de assuntos chave para a Europa, com menos foco na questão técnica e mais ênfase na dimensão política da Inspire e a infraestrutura de dados geoespaciais da Alemanha, com particular referência a dados abertos.

A Conferência de Navegação dará continuidade ao diálogo interdisciplinar sobre serviços e aplicações inovadoras em navegação. As sinergias entre localização, tecnologia da informação e dados geoespaciais são fatores chave nesta questão, com foco nas oportunidades que a navegação pode oferecer em um mundo conectado. O Ministério Federal do Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano Alemão está promovendo a Conferência de Navegação durante o Intergeo, em colaboração com a Bitkom, associação de indústrias de Hanover.

A sextagésima edição do Dia do Cartógrafo será mais uma vez realizada em paralelo ao Intergeo, este ano, cobrindo tópicos que vão desde o mapeamento em três dimensões, cartografia móvel e navegação, em parceria com a Sociedade de Cartografia. Estudantes da União Europeia estão convidados também pelo CLGE e DVW para o Encontro Europeu de Estudantes (ESM, na sigla em inglês), um espaço para a troca de experiências e geração de redes de contatos com possíveis empregadores.

Feira

A feira de produtos e serviços do Intergeo conta com uma variedade de setores, desde mapeamento, geoinformação, sensoriamento remoto e aerofotogrametria. Um destaque deste ano é a integração dos tablets e smartphones na cadeia de produção. Desta forma, o desenvolvimento de aplicativos vai simplificar cada vez mais e acelerar processos.

Na área de modelagem de cidades, pesquisadores estão continuamente melhorando algorítimos para modelagem automática de edificações e, em particular, para geração foto-realística de fachadas. A integração de visualizadores em 3D na web com o GIS 2D é fundamental, hoje, para a modelagem da superfície e também no subsolo urbano.

Já o laser scanner oferece uma fonte de dados que, em sua essência, já é tridimensional. Podendo ser utilizado no modo estático ou móvel, o escaneamento a laser continua a ser uma tendência no setor de geomática, para mapeamento de estradas, ferrovias, as-built, etc..

Uma tendência no Intergeo do ano passado, os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) chegam em 2012 com toda a força, com mais de 15 diferentes modelos na feira, um aumento significativo em pouco tempo. Além disso, a feira cresceu 5% em número de expositores em relação a 2011.

Este ano, a comunidade de software aberto tem seu próprio estande no Intergeo, com aproximadamente 10 companhias e projetos, como o OpenStreetMap, MapGuide, Mapbender, QuantumGIS e outros, sob a coordenação da FossGIS.

Premiação

Este ano, o Intergeo vai realizar a primeira edição do Prêmio de Inovação Wichmann, com o objetivo de encontrar os melhores produtos exibidos este ano na feira, em termos de “nível de inovação”, “usabilidade” e “relevância prática”. Uma equipe independente de juízes, formada por especialistas em geotecnologias, vai compilar uma lista de 10 produtos entre todos os apresentados na exibição, e os visitantes do Intergeo poderão escolher os vencedores. A cerimônia de premiação será realizada no último dia do evento.